Você deve começar um negócio com seu melhor amigo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhe

Resumo:
Todos nós já ouvimos falar de histórias de grandes e pequenas empresas que não acabaram bem porque os fundadores eram bons amigos e a relação azedou. Você deve começar um negócio com seu melhor amigo?

Todos nós já ouvimos falar de histórias de grandes e pequenas empresas que não acabaram bem porque os fundadores eram bons amigos e a relação azedou. Você deve começar um negócio com seu melhor amigo?

Pode ser incrivelmente estressante abrir um novo negócio. Muitas vezes as coisas ficam difíceis, decisões impessoais são tomadas constantemente.

A vida de empreendedor nem sempre é um passeio de alegria para estes sócios fundadores. Gostos variados, prioridades e abordagens muitas vezes levam a conflitos. Ter amigos como parceiros de negócios podem causar vários problemas.

No livro “Dilemas do fundador: Antecipar e evitar as armadilhas que podem afundar um Startup” de Kauffman mostra que entre os fundadores de empresas de tecnologia, o grupo que era constituído por amigos provou ser a mais instável, com uma taxa de rotatividade fundador de quase 30%.

Trabalhar junto com seu amigo pode ser um grande campo minado para amizades e negócios, porque você pode em inúmeros casos misturar vida pessoal e intimidade com negócios. Situações podem se tornar rapidamente estranhas e desconfortáveis.

Antes de iniciar um negócio com seu amigo, você precisa responder estas perguntas cruciais:

1. Vocês compartilham os mesmos objetivos de negócio?

Deixe claros seus objetivos, se um de vocês quer construir um negócio para durar décadas, e o outro tem o objetivo de criar um negócio de alto crescimento que poderá ser adquirido por outra empresa dentro de um ano ou dois. Estas diferenças fundamentais nas estratégias de crescimento certamente vão levar a grandes conflitos.

2. Vocês compartilham os mesmos valores?

Assim como casamento, se seu amigo (e parceiro de negócios em potencial) tem um conjunto diferente de valor e crenças, você deve pensar duas vezes sobre a mistura de suas finanças e futuros juntos. Você vai precisar tomar várias decisões que vão ser influenciadas por estas crenças e valores. Se vocês não estiverem alinhados certamente ocorrerá problemas.

3. O conjunto de suas habilidades se completa?

Certifique-se de que você está começando um negócio com seu amigo porque esta união realmente vai beneficiar ambos, não apenas porque você gosta de passar muito tempo com este amigo e acha que poderia ser divertido.

4. Qual é a sua estratégia padrão para resolver conflitos?

Se você costuma discutir muito com seu amigo…. As chances são de que a tendência irá transitar para seu negócio.  Quem terá a última palavra em uma decisão? Você consegue dizer não a seu amigo?

5. Vocês têm os papeis na empresa bem definidos?

Defina claramente os seus papéis complementares que cada um deve assumir no negócio. Desde o início, estabelecer uma cadeia de comando e defina claramente as funções de cada parceiro deve assumir.

Meu conselho em começar um negócio com um amigo: Obtenha tudo por escrito desde o início.

Você não precisa começar imediatamente com um contrato legal elaborado por um advogado, mas é absolutamente necessário ter um documento assinado que especifique claramente a sua visão da empresa, metas, papéis, composição acionária, montantes de investimento, protocolos de resolução de conflitos, sucessão planos e montantes de compensação. Sem esse documento assinado vão ficar lacunas que podem no futuro afetar seus negócios e amizade.

Tire um tempo para refletir sobre essas complexidades de parcerias de negócios e discuti-las juntos, antes de sair por aí colocando seu investimento em parcerias que podem acabar com seu negócio e sua amizade.

Você concorda com a frase: ”Amigos amigos, negócios a parte? ”

Comente abaixo se você já fez alguma parceria de negócio com algum amigo. Se você não fez ainda esta parceria, mas estão considerando, quais são os seus maiores medos?


Compartilhe

Temáticas do artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você possa gostar:

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Pesquise em nosso site