Bem-vindo ao novo
Site de Tendências do Sebrae =)

Neste site você pode conferir o conteúdo completo do nosso Guia de Tendências 2022-23. As tendências estão categorizadas em duas seções: Tendências de Comportamento e Consumo e Tendências de Mercado e Gestão. E também uma nova seção, tão essencial quanto estas: o Contexto, que fala de quem são os públicos atuais, do contexto que estamos vivendo e um glossário de termos e recursos de tecnologia e negócios.Você pode baixar a versão e-book do Guia de Tendências, em formato PDF, aqui. 

Mas aqui no site você encontra mais detalhes, incluindo informações extra como insights e dados para cada tendência, além da explicação completa sobre cada item do Contexto. Outro recurso que você encontra aqui no site são as coleções, que devem facilitar a navegação para você, porque as tendências estão reunidas em coleções por assunto e tema.  Aproveite e acesse já por aqui!

E, se você quer planejar a aplicação das tendências no seu negócio, utilize a seção de Ferramentas! Você pode baixar nosso canvas que te ajudará na seleção e plano de implementação.Vamos?!

linhas_02

Contexto

Quem são os novos públicos consumidores?

Saiba mais >

Que situações em comum nos ligam uns aos outros? Em que momento da história estamos, afinal?
Saiba mais >

Quais recursos (tecnologia, métodos, modelos de negócios…) temos à nossa disposição atualmente?
Saiba mais >

Tendências de

Comportamento e Consumo

Hábitos, mentalidades e motivações do público

Apresentamos 4 macrotendências e 18 microtendências relacionadas a hábitos e comportamentos sociais na atualidade. Utilize para conhecer mais sobre as possíveis expectativas e interesses do público do seu negócio.

Tendências de

Mercado e Gestão

Cenários, soluções e novos padrões para os negócios

Apresentamos 5 macrotendências e 25 microtendências que caracterizam parte significativa do mercado. Utilize para se inteirar mais sobre o cenário atual do mundo dos negócios, tendo em mente que seus concorrentes e parceiros também estão inseridos nele: o que você está fazendo, ou pode fazer, para se sobressair na sua área? Que tipos de negócio podem ser bons parceiros neste momento?

Depois de conhecer as tendências para 2022-23 e os principais aspectos do contexto em que estamos vivendo, é importante pensar, de maneira muito prática mas assertiva, a aplicação destas tendências no negócio. Não é necessário – nem possível – aplicar todas as tendências ao mesmo tempo; cada empresa, cada modelo de negócio, cada segmento tem as tendências que melhor se aplicam!

Mão na massa!

> Selecione uma tendência que você considera relevante para o seu negócio e utilize o nosso Canva para pensar em como a aplicação pode ser viabilizada e o impacto que isso pode trazer para o negócio!

DICA: se precisar de ajuda para selecionar as tendências, utilize as coleções de tendências já pré-selecionadas para vários tipos, estágios e contextos de negócios. Aqui!