Diagnóstico TIC/PR / 2020-21

Sebrae + Matilha

Este diagnóstico traz informações sobre o panorama atual das empresas de Tecnologia da Comunicação e Informação do estado do Paraná e as situa no contexto sócio-econômico atual.

Sobre o projeto

Este estudo foi realizado com base na coleta de dados realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, feita através de chamado público realizado pelo Sebrae Paraná, com auxílio dos ecossistemas regionais de TIC do estado.

double diamond

Metodologia

Utilizamos a abordagem de design research, aplicando o processo do double diamond como guia para executar as etapas de descobertas, definições, desenvolvimento e entrega final. A pesquisa foi aplicada seguindo a divisão proposta pelo Sebrae PR que atinge todo o estado e pretende auxiliar na tomadas de decisão por parte de gestores, com o objetivo de contribuir com a aceleração da transformação digital no Paraná.

Para a estruturação da pesquisa dividimos as questões em três eixos principais: Negócios, Pessoas e Processos.

Todas as temáticas envolvidas e o planejamento de coleta de dados foi realizado em cooperação entre os consultores da linha estratégia de TIC do Sebrae PR e o estúdio Matilha de design.

Negócios

Dados sobre a estratégia das empresas, em quais setores estão atuando e como a pandemia afetou os planejamentos do ano.

Pessoas

Buscamos entender como é a abordagem da empresas de tecnologia quanto aos seus colaboradores em termos de inclusão, qualidade de trabalho e processos de RH.

Processos

Analisamos também os processos internos e externos das empresas, levando em consideração métodos, ferramentas e inovação.

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399

Empresas

266

Perguntas

Negócios

Na etapa de negócios, foram questionadas as principais condutas e estratégias aplicadas hoje pelas empresas do setor. O objetivo foi entender e mostrar as principais tendências, necessidades e oportunidades do mundo dos negócios de tecnologia.

Ramo de Atuação da Empresa

Levando em consideração as duas vertentes da pesquisa: Tecnologia e Comunicação, fica evidente que o engajamento e presença das empresas de TI se mostra muito mais forte nessa pesquisa, principalmente em relação à participação em iniciativas como essa.

Tamanho da empresa

No setor de TIC o Paraná apresentou o melhor desempenho do País, com crescimento de 25,6% em relação ao ano anterior segundo aponta a pesquisa TECH Report 2020, desenvolvida pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e divulgada no mês de agosto de 2020. O estudo também traz a informação de que a média de faturamento do setor no estado foi de R$ 90 mil em 2019, valor bem acima da média brasileira.

Qual a área geográfica de atuação da empresa nesse momento?

A busca por novos colaboradores tem sido o maior desafio encontrado pelas empresas. Entre janeiro e setembro de 2020 foram abertas aproximadamente 12.600 vagas no setor em todo o Brasil, um aumento de 63% comparado ao ano anterior.

* Informação de acordo com levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE)

Na sua percepção, os principais problemas no seu mercado hoje, são:
Qual o modelo de distribuição do serviço?
Os modelos de distribuição de serviços na área de tecnologia e comunicação são, em sua maioria, no formato digital.

A pesquisa apontou uma tendência de consumo do mercado de softwares em relação aos demais, como infraestrutura ou hardwares. Existe um crescimento pela demanda de serviços como produtos a serem ofereciados aos clientes.

Na alternativa “Outros” foram indicadas atividades de consultoria, assistência técnica e prestação de serviços.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas pela empresa durante o primeiro período da pandemia?

Devido ao início do isolamento social e a incerteza de como o ano seria para os negócios, muitas empresas deixaram de procurar por novos serviços ou precisaram cancelar contratos já existentes, por não terem a receita necessária para arcar com esses custos.

Houve um impacto negativo no faturamento, resultante da pandemia?

Apesar da dificuldade na aquisição de novos clientes e manutenção dos já existentes, as empresas do Paraná conseguiram se manter financeiramente durante o maior período da pandemia, sem que houvesse muito impacto em seus faturamentos.

Matriz SWOT

A matriz SWOT (ou FOFA) é uma análise do negócio que garante que os objetivos para o projeto estão claros e definidos. Garante também que todos os fatores relevantes para o projeto foram identificados.

Criamos uma Matriz englobando todas as empresas que participaram da pesquisa, trazendo um panorama das dificuldades e oportunidades que as empresas paranaenses visualizam hoje.

Segmento de atuação
Sobre o segmento de atuação, perguntamos qual era o segmento na abertura da empresa, no atual momento e qual segmento gostaria de atuar no futuro.

As empresas TIC do Paraná estão bem alinhadas em seus negócios e estão conseguindo se manter firmes frente as dificuldades e a baixa dos negócios em 2020. Apesar disso, o setor exerga oportunidades para o ano de 2021, como aumento da demanda de serviços de tecnologia e a adaptação ao trabalho remoto.

O setor está migrando aos poucos para o segmento de serviços, principalmente no que se refere à serviços na nuvem. Essa adaptação segue as mudanças do mercado, que em 2020 se viu obrigado a modificar a forma como atua em diferentes áreas, utilizando serviços virtuais integrados e compartilhados entre todos os colaboradores.

Pessoas

Na etapa de pessoas, os partipantes foram questionados sobre a estrutura da empresa e como são os relacionamentos internos. O objetivo foi entender a forma como as empresas estão estruturadas e como esse processo pode ser melhorado.

Quantas pessoas trabalham hoje na empresa?
Qual o regime de contratação utilizado pela empresa?

Mesmo o Paraná sendo sede de grandes empresas, nacionais e multi-nacionais, os principais empreendedores nas áreas de tecnologia e comunicação são de micro-empresas, com quantidade reduzida de colaboradores. Apesar do crescente número de contratações em formato PJ, devido à redução de burocracia e facilidade de contratação, o regime CLT ainda é o mais procurado, pois gera uma sensação de garantia do emprego, seja para o colaborador ou para a empresa.

Existe um acompanhamento da evolução de cada colaborador, levando em consideração um padrão de cargos, salários e habilidade de cada nível?

O acompanhamento individual dos colaboradores cria um espaço de aprendizagem e crescimento, incentivando que cada um, indepentente do cargo, pode crescer com a empresa.

Cargos presentes no setor de desenvolvimento da empresa
Cargos presentes no setor de design da empresa

DIVERSIDADE

Ter uma equipe diversa em gênero, idade e cor, contribuiu para mudanças estruturais na sociedade e dentro de empresas. Apesar dos programas de inclusão ainda serem vistos como uma forma de melhorar a imagem e reputação organizacional, os benefícios vão além de uma boa imagem para os clientes.

Diversidade é você ser chamado pra festa, inclusão é você ser chamado pra dançar na festa.
Vernā Myers
Sua empresa possui algum processo estruturado voltado à diversidade?

Poucas empresas estão adaptando suas equipes de RH para criar um espaço mais diverso nas contratações. Muitas não percebem, no dia a dia do trabalho, que currículos de pessoas brancas e cisgênero são mais aceitos no momento da procura por novos colaboradores.

Mulheres em cargos de tomada de decisão dentro das empresas
Presença de diversidade dentro da empresa
ISOLAMENTO SOCIAL E HOME OFFICE
Durante a pandemia do covid-19, qual a porcentagem de colaboradores que migrou para o formato home office?
Houve flexibilização dos horários de trabalho após a implementação de home office?
A empresa disponibilizou equipamentos ou serviços extras para trabalho em casa?
Quanto ao quadro de funcionários, a empresa pretende contratar nos próximos 6 meses?

O trabalho remoto, antes mais utilizado por trabalhadores autônomos, era uma tendência em crescimento, mas que foi acelerada devido ás necessidades do isolamento social, consequente da pandemia.

Empresas foram forçadas à essa mudança de forma não planejada, mas depois de mais de 8 meses nesse formato, líderes e colaboradores estão confirmando que suas funções não dependem de estar presentes no mesmo espaço físico e até mesmo o mesmo fuso horário.

A flexibilização de horários benificia aqueles que possuem filhos e/ou outros dependetens dentro de casa, que demandam maior atenção, ou até mesmo os colaboradores que possuem um rendimento maior no período noturno.

A disponibilização de equipamentos para o trabalho remoto garante maior conforto para que os colaboradores tenham o suporte necessário para realizar suas funções dentro de casa, possibilitando que possuam um rendimento igual ou até superior do que tinham dentro da empresa.

As empresas paranaenses mostram que estão dispostas a se adpatar ás mudanças do mercado relacionadas as formas de trabalho de maneira virtual. Ainda existe muito a ser desenvolvimento quanto à diversidade das empresas de tecnologia, que são espaços pouco diversos e que precisam de incentivos para trazer grupos menos privilegiados para dentro dos times.

Apesar de terem que realizar adaptações de forma não planejada devido a pandemia, houve uma boa adaptação por parte das empresas, que no fim do ano de 2020 já conseguem estar bem consolidadas ao formato de trabalho remoto e com planejamento estruturado para 2021, considerando até o aumento do número de colaboradores.

Processos

Na etapa de processos, foram abordados temas referentes à visão de mercado, inovação e estratégias de marketing, criando um panorama das metodologias e desenvolvimento das empresas TIC do Paraná.

Sua empresa possui ou participa de algum programa de inovação aberta?

A inovação aberta busca referências fora da própria empresa, criando um processo colaborativo na busca por soluções para projetos e novas tecnologias.

Como é composto o time de inovação aberta?
Como é composto o time de inovação aberta?

Destinando 1/4 da verba de inovação para fomentar ações do ecossistema, o setor visa como resultado explorar novas soluções e otimização de processos internos da própria indústria. As oportunidades de inovação em vendas para o setor despontam com uma tendência de interresse frente a soluções voltadas aos processos de recursos humanos.

Qual a porcentagem de investimento em inovação é destinada a iniciativas de inovação aberta?
Com quais outros agentes do ecossistema a empresa se relaciona frequentemente?
A atuação no ecossistema permite a criação de parcerias importantes entre empresas, instituições, governo e universidades. Apesar da competitividade, o trabalho em conjunto cria novas oportunidades de inovação e suporte em momentos de dificuldade.
A parceria com instituições de ensino possibilita uma maior integração entre a teoria e a prática, possibilitando que alunos tenham acesso ao mercado e que as empresas possam conhecer potenciais colaboradores.
A empresa possui iniciativas de inovação fechada?

A inovação fechada concentra todas as informações e desenvolvimento dentro da empresa, sem apoios externos.

O conceito de Inovação fechada geralmente remete ao modelo tradicional de integração vertical, no qual as atividades internas levam a produtos e serviços gerados em casa e então distribuídos. A opção por manter seus esforços de inovação fechados costuma ser utilizada quando o Know-how, tecnologia, processos e propriedade intelectual permanecem sob o próprio controle.

Henry Chesbrough
Professor da Universidade da Califórnia
Principais focos da inovação fechada na empresa
A empresa possui um sistema de proteção de dados, tanto internos quanto dos clientes?
A empresa já utiliza como padrão a Lei Geral de Proteção de Dados?

Um artigo publicado pela Algar aponta que os principais desafios enfrentados pelo setor em relação à LGPD são:

  • 1. Privacidade como configuração padrão.
  • 2. Transparência na coleta de dados.
  • 3. Tecnologias confiáveis para armazenamento.
  • 4. Segurança em nuvem.
  • 5. Governança de cadastros e acessos.
  • 6. Gerenciamento de API's.
Qual a metodologia utilizada pela empresa?

A comunicação virtual já era utilizada pelas empresas com frequência, mas devido ao trabalho remoto, ela se tornou o principal meio de comunicação entre os times e também entre a empresa e seus clientes. Mesmo com o crescimento de canais digitais, como Discord e Slack, o maior meio de comunicação continua sendo o Whatsapp, que é o canal mais escolhido pelos clientes para falar com as empresas, segundo o relatório CX Trends 2020

Quais meios de comunicação a empresa utiliza?

As metodologias integram estratégias e técnicas voltadas para diferentes situações, remodelando processos internos e até hierarquias que poderiam tornar as atividades e tomadas de decisão pouco flexíveis, dificultando a implementação de novas abordagens.

Dentro dos canais digitais indicados, os mais utilizados são:
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Canais digitais

Atualmente, a internet é o local mais frequentado pelas pessoas. Todas as informações que elas precisam, podem ser encontradas online.

Ter uma presença virtual é extremamente importante para que a empresa esteja próxima aos seus clientes, divulgue o seu trabalho e até realize possíveis vendas.

Mesmo com o crescimento de redes sociais como Instagram e o grande impacto do TikTok durante 2020, um espaço próprio, como site, ainda é o mais utilizado pelas empresas paranaenses. O uso do LinkedIn tem aumentado por ter um foco exclusivo para negócios e possibilitar interações mais sérias e realizar prospecção de clientes e colaboradores.

A empresa possui um sistema de gerenciamento de cadastro de clientes?
Utiliza alguma ferramenta de CRM para a gestão dos leads?

Automatizar o processo de vendas passou a ser uma consequência imediata dos resultados trazidos pelas ações de marketing online durante os últimos anos. Porém desenvolver suas próprias ferramentas permite que as empresas administrem e manipulem os dados como pretenderem. Os dois métodos possuem seus pontos fortes e pontos fracos que precisam ser decididos caso a caso.

Qual o modelo de entrada para utilização do serviço?

Quando pensamos em empresas de tecnologia, temos a sensação de que não pode haver outro setor mais desenvolvido do que este quando se fala em transformação digital. Porém, a partir desse diagnótico, podemos observar que as empresas do setor necessitam de adaptações dos seus processos internos, para que se tornem eficientes, lucrativos e adaptáveis. Dessa forma, elas poderão oferecer as melhores soluções para o mercado, acompanhando seu ritmo de transformação.

Inovação não é algo novo, porém em períodos de intensa incerteza e volatilidade, possuir uma estratégia de gestão da inovação pode permitir que a empresa possa adaptar-se de forma ágil, e, para isso, os processos internos e a cultura da empresa precisam seguir essas mesmas premissas. As empresas de TIC do Paraná ainda possuem pontos que podem ser melhores trabalhados e isso pode se refletir em desenvolvimento exponencial para o setor nos próximos anos.

Para realizar esse projeto, contamos com:

15

Pessoas

700+

Horas

10+

Workshops

24

Artigos

Realização

Matilha e

Sebrae PR

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