Todo mundo que sua empresa apareça nas buscas do Google. Construir uma presença online para uma empresa pode ser um pouco desafiador. As estratégias são diferentes para a criação de conteúdo.

Ser uma empresa que presta serviço local (na cidade e região) pode ser um diferencial relevante na hora de pensar uma estratégia de marketing para sua empresa. Uma vez que sendo uma empresa local vincula sua empresa a um mercado específico.

Uma parte significativa das pesquisas do Google dizem respeito a um local específico. As pessoas procuram por coisas como “pizza na cidade de Londrina” ou “médico cardiologista em Curitiba” milhões de vezes por dia. Isso é porque a localização é tão importante para o seu site como é para imóveis. Marcar seu conteúdo com informações locais relevantes pode atrair um mar de novos visitantes e manter sua página relevante por mais tempo.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Vamos dar algumas dicas para um marketing de conteúdo para empresas locais:

Identificar o público local.

Se você pensar localmente, então você já está estreitando o âmbito de aplicação do seu conteúdo. Você deve escrever um conteúdo para seu site que atenda aos requisitos do seu público-alvo local. O que eles procuram? Quais suas dificuldades? Qual a média de idade? Qual o sexo principal de seu público-alvo local? Quais são suas dificuldades? Em que região eles estão localizados?

Ferramentas: Tente ver estes dados na ferramenta “ Audiência do Facebook na sua página do Facebook. Você poderá ver informações específicas sobre sua demografia local.

Examinar a concorrência e seu conteúdo existente.

Outra ótima maneira de encontrar tipos de conteúdo útil é olhando para empresas de sucesso. Você pode ler artigos do seu concorrente para ver se alguns tópicos particulares são populares.

Aproveite o tempo para comparar com conteúdo que você já tem. Procure nos comentários dos artigos ações, comentários e gostos, que são indicadores fáceis da exposição do post. Veja no Facebook da empresa concorrente quais foram os posts com mais comentários e curtidas.

Você também pode tirar proveito da análise para ver quais de seus tópicos estão se saindo melhor que os artigos do site da concorrência.

FERRAMENTAS: Coloque a ferramenta gratuita do Google Analytics para analisar na sua página quais post estão tendo mais visualizações. Use também o site de análise de página “SeoRush” para analisar a página de seus concorrente. Este site vai lhe trazer informações sobre locais mais acessados no site de seus concorrentes, palavras chaves usadas por eles, etc.

Redefinir suas táticas para um público-alvo local.

Só porque você está almejando uma audiência menor não significa que você não pode tirar proveito de grandes estratégias de conteúdo.

Uma maneira simples de conseguir isso é criando manchetes únicas. Alguns formatos são simplesmente mais bem-sucedidos do que outros. Use números ou frases para o título de seu posto como: “como fazer” seguida de uma palavra-chave geográfica. Por exemplo, “7 coisas divertidas para fazer durante umas férias em Ponta Grossa” ou “5 datas você deve evitar Foz do Iguaçu. ”

FERRAMENTAS: Use a ferramenta “O gerador mágico de títulos para SEU BLOG“  que vai te ajudar a entender como criar títulos incríveis.

Use temas atuais.

Use temas da atualidade para escrever conteúdo para seu site. Estes temas vão trazer inspirações para conectar o conteúdo de seu produto ou serviço com temas da atualidade. Exemplo: Se estão falando de crise financeira, escreva um conteúdo que vai ajudar seu público neste sentido, que tenha a ver com seu produto ou serviço. Exemplo: “Para driblar crise, empresas de Ponta Grossa decide investir fora do Brasil. “

FERRAMENTAS: Use ferramentas como o aplicativo do Google Noticias e Clima e o aplicativo “Flipboard” que vão mostrar as notícias mais lidas em tempo real em diversos temas.

Depois de descobrir o que funciona em sua área local, será mais fácil do que nunca para adicionar o seu toque pessoal e criatividade para a informação.

Se você tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar!

O projeto Começar Bem oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros recursos como cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo para concretizar o seu sonho e transformá-lo em um empresário de sucesso!

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast