O papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância no contexto do ensino formal. É necessário preparar o estudante para participar de um novo mundo do trabalho no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional.

Além disso, o conhecimento produzido na universidade se transforma mais rapidamente em benefício para a sociedade se empreendedores o transformam em serviços e bens disponíveis.

O desafio é inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar da maioria dos cursos superiores oferecidos.

Diante dele, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae pretende apoiar as instituições de ensino superior brasileiras a adotarem, de modo permanente, o ensino do empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.

Edital

O Sebrae publica anualmente um edital de chamada pública para apoiar a oferta de educação empreendedora em Instituições de Ensino Superior (IES). Por meio do edital, é possível a oferta de soluções educacionais do Sebrae aos estudantes, além de uso de metodologias e atividades das próprias IES na área.

O primeiro edital teve 95 projetos aprovados, que receberam do Sebrae recursos da ordem de R$ 10 milhões. Serão atendidos cerca de 115 mil estudantes em diversas atividades de promoção da cultura empreendedora.

Vale destacar que algumas instituições de ensino superior apoiadas anteriormente pelo Sebrae na área da educação apresentaram sensível evolução no ensino do empreendedorismo, com a criação de centros especializados e o desenvolvimento de atividades de extensão.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora disponibiliza também uma metodologia já sistematizada para a oferta de disciplina de empreendedorismo, que pode ser repassada às IES por meio da capacitação de professores e cessão de materiais.

Desafio Universitário Empreendedor

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional, que opera por uma plataforma digital e integra diversas ações do Sebrae para o público universitário.

A plataforma do Desafio Universitário Empreendedor agrega, em um único ambiente, iniciativas educacionais para universitários, como cursos presenciais e online oferecidos pelo Sebrae, jogos, Papo de Negócio, além do estímulo aos estudantes para cursarem disciplinas de empreendedorismo ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior ou Sebrae. Os participantes são pontuados pela sua participação nas diversas modalidades e os melhores colocados são premiados.

Como participar

Os editais de chamada pública para as Instituições de Ensino Superior serão lançados anualmente, quando será possível à IES apresentar sua candidatura.

A disciplina de empreendedorismo pode ser acessada por professores das IESs a partir dos Sebrae dos estados, que apoiam a capacitação e a cessão de materiais.

A participação de estudantes no Desafio Universitário Empreendedor pode ser estimulada por professores que proverão, também, a necessária orientação ao longo das atividades propostas aos estudantes.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast