Às vezes parece que a fila de e-mails, pilhas de papéis ocupam o dia a dia de nossa empresa e não temos tempo para mais nada. Ficamos presos na mesmice.

Quem tem tempo para a criatividade ou inovação? Só vai significar mais trabalho e mais pressão. No entanto, a criatividade é provavelmente apenas o que você precisa para sair desta rotina e crescer. Uma oportunidade para ser original e criativo para brilhar, para energizar, reinventar. Para pensar e criar um novo futuro.

Nesta época de crise e perturbação, uma cultura de inovação é uma das principais razões para o sucesso de muitas empresas de rápido crescimento.

As empresas criativas usam o pensamento criativo para atacar os problemas de todos os tamanhos e inovar, enquanto que muitas outras empresas ainda têm medo de aproveitar a criatividade. Uma vez que vivemos em um mundo de negócios que muda tão rapidamente, que é difícil acompanhar a concorrência. Como desenvolver uma cultura de inovação?

Pensar criativamente e promover uma cultura de inovação são umas vantagens competitivas para qualquer empresa.

Aqui está o que você pode fazer para desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa:

1. Tenha a Paixão como combustível

Com uma equipe apaixonada e comprometida, um cronograma realista e propósitos alinhados, você pode realizar qualquer coisa.

2. Conheça o seu mercado

Conhecimento é poder nos negócios. Fique a par de que a concorrência está fazendo, o que a mídia está dizendo e como os hábitos de consumo estão mudando.

3. Aprenda com outros setores

Leia diversos livros e assista vários meios de comunicação e continue a aprender sobre os desafios mais amplos e oportunidades causadas por ruptura tecnológica em todos os setores.

4. Pense fora da caixa

A inovação é sobre exploração de uma lacuna não enxergada ainda pelo mercado. Foco nas necessidades do seu cliente Como você pode atender e exceder as suas expectativas? Para ser a primeira a comercializar você tem que ousar ser diferente!

5. Fique focado

Seja muito claro sobre o que você quer e como você vai chegar lá. Obstáculos são as coisas que você vê quando perde de vista seu objetivo. Desafie os pensamentos negativos.

6. Nunca desista

Como Steve Jobs disse a famosa frase: “Continuem com fome, continuem bobos”, que significa nunca estar satisfeito, e sempre seguir em frente. Pesquisas mostra que você precisa, pelo menos de 50 ideias para obter 10 potenciais projetos, dos quais apenas dois serão bem-sucedidos, por isso não desanime se as suas ideias iniciais não são um sucesso.

7. Maximize a diversidade

Criar oportunidades para “colisões humanas positivas”. Conectando as pessoas com culturas e pensamentos diversos dará mais chance de ideias inovadoras.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

8. Celebre e premie ideias

Se você quer que sua equipe seja criativa, você precisa criar um ambiente para premiar estas atitudes. E lembre-se de que as ideias criativas precisam fazer sentido e devem ser implementadas, ideias sem um plano de implementação são de pouco valor. O que vale e a execução posterior.

9. Seja corajoso e abrace falhas

Na maioria das empresas, as pessoas têm tanto medo de cometer erros que elas nem tentam. Todo grande empreendedor falhou muitas vezes no caminho para o sucesso.

10. Faça perguntas e seja curioso

Explorar ativamente o ambiente, desafiar o “status quo” e investigar novas possibilidades. Faça perguntas como: E se? Por que não? O que será necessário para fazer este trabalho? Quem vai fazer isso? Quanto tempo e orçamento são necessários? Olhe para o que você já está fazendo dentro de seu negócio. Você pode melhorá-lo? Em que sentido?

11. Seja flexível e adaptável

Os inovadores podem lidar com a incerteza, iniciar novos projetos e são capazes de ajustar o “plano de jogo”, conforme necessário. Esteja preparado para mudar o rumo (pivotar) para atender as mudanças de circunstâncias e necessidades dos consumidores.

Se você já tem um negócio ou tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la e crescer ainda mais ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar!

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS SOLUÇÕES QUE O SEBRAE TEM PARA VOCÊ E SUA EMPRESA

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast