Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Tecnologia e transformação do mercado imobiliário

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Tecnologia e transformação do mercado imobiliário
Criado em 19 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 Que tal começar assistindo nosso vídeo? 


Depois, não deixe de conferir nosso artigo na íntegra para saber mais sobre a tecnologia e transformação do mercado imobiliário




Tecnologia no Mercado Imobiliário

O modelo de negócio do setor imobiliário é muito conhecido pela burocracia e complexidade de algumas transações. Porém, com o digital esses processos estão em transformação. Isso se deve ao fato de que os hábitos de consumo da população estão mudando. Hoje, o consumidor planeja a compra de algo que viu no mobile.


Muitas imobiliárias já têm os sites de vendas desenvolvidos e estratégias de divulgação em redes sociais e demais canais online, mas apenas isso não é o suficiente. Ou seja, as empresas precisam se diferenciar e buscar formas de ampliar a experiência do cliente.


Não é à toa que o setor de imóveis está mudando a maneira de traçar suas estratégias de marketing e vendas, uma vez que os consumidores esperam que essas transformações estejam presentes na busca de um imóvel, de contatar a empresa e até mesmo na hora de tomar uma decisão. Quase todo o processo de venda ou locação pode ser feito online.



Modernização dos processos do setor

A tecnologia e a transformação digital atingiram toda a cadeia de produção do setor imobiliário, desde a forma como os imóveis são feitos, a maneira como são anunciados e até o modo de comprá-los.


A Carvalho Hosken realizou, por exemplo, uma estratégia de personalização sensacional. A ação consistiu em customizar o apartamento decorado das visitas que fossem agendadas pelo Facebook. Dessa forma, assim que o visitante chegava no decorado, se deparava com suas próprias fotos e outras coisas relacionadas aos seus gostos. 


A ideia foi exatamente de acordo com o comportamento do consumidor. Segundo estudos da Accenture, 75% das pessoas prefere comprar de empresas que oferecem personalização e exclusividade. Por esse motivo, a ação comprovou sua eficiência: 28% das visitas realizadas foram convertidas em vendas, além de que 48% das pessoas compartilharam sua experiência no Facebook.



Realidade Virtual

Esse nicho de mercado já aderiu à realidade virtual. Quem procura uma casa ou apartamento não precisa recorrer às maquetes para conhecer um imóvel. Com tal tecnologia, as pessoas conseguem ver todos os detalhes de um imóvel, sem precisar estar presente.


Para isso, basta utilizar um óculos 3D projetado para a experiência. O visitante virtual tem a mesma visão de quem vai pessoalmente ao local. Dessa forma, uma pessoa pode conhecer diversos imóveis e otimizar o seu tempo.


Outra contribuição para esse segmento são as imagens cada vez mais realistas que a tecnologia 360° proporciona. Com ela, é possível ver o imóvel por diferentes ângulos e perspectivas. Além disso, podemos contar com o mobile, uma vez que o corretor pode mostrar o local por meio de chamadas de vídeo.


Os chatbots também ganharam espaço no setor imobiliário. O atendimento ao visitante pode ocorrer desde o primeiro contato com a marca. Assim, as dúvidas iniciais são respondidas e os contatos posteriores se tornam mais diretos. Essa tecnologia é ideal para nutrição e qualificação de leads, pois você passa a entender o tipo de imóvel desejado pelo potencial cliente.


Várias imobiliárias também estão utilizando softwares para contabilizar o número de visitas em seu site, interação com as redes sociais e desempenho dos corretores. Esses processos geram um volume gigantesco de informações que podem ser utilizadas na geração de relatórios, podendo melhorar o desempenho dos seus negócios.


Sabe quando você passa em frente a um imóvel e quer saber mais informações sobre ele? A tecnologia QR Code pode ser uma aliada nesse momento. Com ela, é possível obter várias informações, como o preço da propriedade e até mesmo detalhes sobre os cômodos. Ou seja, você pode fazer um tour digital pelo imóvel com um simples clique!


Funcionários capacitados

A transformação digital no setor imobiliário não apenas atende às expectativas dos compradores de imóveis, mas também torna todo o ecossistema mais eficiente, incluindo proprietários de imóveis, agentes imobiliários, corretoras, entre outros. 

  • Os geradores de contratos online fornecem os dados essenciais diretamente dos clientes, sem contatos pessoais.

  • Caixa de entrada única para todas as transações, criando um ambiente menos estressante. 

  • O software baseado em nuvem transforma os sistemas de gerenciamento de propriedades. 

As novas tecnologias simplificam e aceleram as operações, e mais funcionários trabalham meio período ou são contratados como freelancer, aumentando assim as chances de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.




Decisões baseadas em dados



O Big Data é responsável por algoritmos. Usar dados melhores é outro elemento essencial da transformação digital no setor imobiliário. 


Como funciona o Big Data no setor imobiliário? Muitas pessoas decidem qual imóvel comprar com base na localização e no preço. Agora, com insights de dados em tempo real, os consumidores acessam as informações sobre a taxa de criminalidade, futuros projetos de infraestrutura e possíveis riscos ambientais na área desejada. 


Essa capacidade de obter informações de nível micro ajuda as pessoas a tomar decisões mais fundamentadas e orientadas por dados. 



Contratos Inteligentes



Normalmente, para fechar uma transação imobiliária, você deve passar por uma longa jornada burocrática. 


Contratos inteligentes são aplicativos de blockchain que registram as condições do contrato como código de computador. A tecnologia Blockchain faz com que essas transações aconteçam em questão de segundos. Com contratos inteligentes, verificações bancárias e intermediárias não são mais necessárias. Além disso, os contratos inteligentes protegem você contra fraudes e reduzem custos. 



Construção das Smart Cities



As smart cities estão surgindo da necessidade da população aliar tecnologia e inovação a favor da vida em sociedade. E o setor imobiliário é um dos responsáveis por trazer melhorias às cidades inteligentes.


Unir empresas, construtoras, imobiliárias e startups na utilização de inteligência de dados possibilita a construção de soluções mais efetivas para o desenvolvimento de todos.


Com isso, é possível disponibilizar os serviços digitais a todos os moradores, possibilitando comodidade, desenvolvimento consciente e sustentável.


Em resumo, as tecnologias estão transformando o mercado imobiliário, uma vez que agilizam e potencializam experiências em um nicho de mercado um tanto engessado como o imobiliário.


As empresas imobiliárias adotarão cada vez mais soluções digitais, como visitas virtuais à residência, análise de dados, mineração de processos, blockchain etc. 


Afinal, a experiência do cliente está cada vez mais no centro da transformação. Para competir no mercado imobiliário, você deve desenvolver soluções digitais novas e úteis. 


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Novos Negócios.


Um abraço, Patricia Santini | @paty_santini



avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5216 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza