Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Indústria do Vestuário

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt5
Sebrae em Dados - Indústria do Vestuário
5 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 21 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre a indústria de vestuário no Brasil.


Antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já produziam de forma artesanal o entrelaçamento manual de fibras vegetais.


No período colonial todas as fábricas de tecidos foram fechadas, devido a um alvará de dona Maria I, exceto as que produziam as roupas para escravos e embalagens. Este alvará tinha, como objetivo, evitar que recursos agrícolas e extrativistas fossem para as indústrias têxteis. Porém, devido a um tratado entre Portugal e Inglaterra, os tecidos brasileiros não conseguiam competir com os tecidos ingleses.


A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil. A automação da indústria têxtil coincidiu com a revolução industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser acionadas por maquinas a vapor e, mais tarde, motores elétricos.


Hoje, o Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear  e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie. O país representa 2,4% da produção mundial de têxteis, ocupando a 5ª posição no ranking mundial. Com relação a produtos do vestuário, ocupa o 4º lugar, com 2,6% da produção mundial.

Atualmente existem 664.320 indústrias de vestuário no país, sendo 12.767 filiais.


Fonte: Sebrae

Dentre os vários polos industriais têxteis, quatro se destacam, sendo os do Ceará, do Agreste Pernambucano, do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, e do Polo de Americana, em São Paulo.


Fonte: Sebrae

Em 2021 foram abertas 89.686 empresas. A tendência do setor é de 17,48% nos últimos 05 anos, e variação empresarial de 1,66%, nos últimos 03 anos.


Abertura por porte

  • MEI 78.520
  • ME 9.013
  • EPP 1.833
  • MGE 303
  • SFL 17
  • GOV 0

Empresas por porte

Fonte: Sebrae

  • MEI 65%
  • ME 29%
  • EPP 03%
  • MGE 01%
  • Empresas no simples nacional 81%
  • Inaptas 27%


Empresas por natureza jurídica

Fonte: Sebrae


Encerramento de empresas


Foram encerradas 34.282 empresas em 2021. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apesar da pandemia e do aumento de custos, a indústria têxtil e de confecção registrou crescimento de 20% em 2021, o que representa um faturamento de 194 bilhões de reais.


Fonte: Sebrae


Maturidade das empresas


A idade média das empresas no Brasil é de 08 anos.

Fonte: Sebrae

O setor de confecção é consolidado em todo país. A maturidade é de 54,62%, ou seja, em quase todos os estados (exceto Amazonas e Sergipe) 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios e 320 habitantes por empresa.

 

Tempo de abertura





Fonte: Sebrae


Empregos


O setor de vestuário e confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, no Brasil, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos).

Em 2021 o saldo de empregos foi de 50.163 vagas.


Fonte: Sebrae

No setor de confecção, evidencia-se uma maior presença de micros e pequenos empreendimentos fortemente pulverizados ao longo do território nacional, sendo este o mais intensivo em mão-de-obra.


As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 79% das contratações no país. Enquanto as média e grandes empresas contrataram 20%.


Contratações:

  • Mulheres - 70,1%
  • Homens - 29,9%
  • Trabalhadores portadores de deficiência física - 1,97%
  • Trabalhadores em tempo parcial - 0,82%
  • Trabalhadores intermitentes - 0,18%

 

Podemos perceber, através de dados, que a indústria têxtil oferece inúmeras oportunidades de emprego, impactando na economia brasileira.


De acordo com a ApexBrasil, o setor têxtil e de confecção brasileiro tem grande visibilidade no cenário mundial, não exclusivamente por seu profissionalismo, diversidade e tecnologia, porém também pelas proporções de seu parque têxtil, que engloba empresas desde a produção de matérias-primas (fibras naturais e sintéticas), deslocando-se pelas tecelagens até o produto (vestuário e cama, mesa e banho).


Dados gerais:

  • Indústria que tem quase 200 anos no País.
  • É o quarto maior produtor de malhas do planeta.
  • O Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente. O processo tem início desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.
  • A moda brasileira está entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo.
  • Está entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo.
  • Em 2020, representou 19,8% do total de trabalhadores alocados na produção industrial e 5% do valor total da produção da indústria brasileira de transformação (IEMI 2021).
  • Temos mais de 100 escolas e faculdades de moda.


A indústria têxtil e de confecção é bastante ampla e é composta por várias etapas produtivas inter-relacionadas. É muito importante que as empresas que atuam nesse segmento acompanhem as tendências e transformações do setor, e busquem equipamentos que possam ajudar na eficiência e produtividade.


Pretende montar um serviço de confecção?


O empresário deve identificar qual modelo de negócio se encaixa melhor nos seus objetivos para o futuro da empresa e a partir daí desenvolver esse modelo de negócio considerando estudos de mercado para obter maior sucesso no empreendimento.


O Sebrae pode te ajudar!


Acesse o guia:

Como montar um serviço de confecção


Gostou do texto? Está pensando em empreender?


Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.


Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!


Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.


Fontes: Sebrae / FIAG / ABIT / ApexBrasil


avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5384 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?