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CASE - Roupa nova, vendas novas: como a Aipim Chips Müller inovou para se tornar mais competitiva

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CASE - Roupa nova, vendas novas: como a Aipim Chips Müller inovou para se tornar mais competitiva
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Criado em 01 JUN. 2022
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As características visuais dos produtos, suas embalagens e simbologia das marcas provocam opiniões, sentimentos e emoções que interferem no comportamento do consumidor e nas conclusões que este indivíduo obtém acerca do produto em questão. E quando o produto se trata de um alimento chegamos até a "comer com os olhos". Isso mesmo: comer com os olhos!




Por onde começar?


Neste cenário, a escolha de uma boa "roupa" ou apresentação visual do produto se configura como importante diferencial competitivo para chamar a atenção do cliente e obter a sua escolha. Depois, assim como a beleza atrai, o conteúdo fideliza e retém. Por isso, além de um aspecto visual atrativo, é importante que a qualidade do produto promova uma boa experiência de consumo ao cliente, objetivando a fidelização do mesmo ao produto. Dessa forma, a promessa feita pelo produto, marca e embalagem deve ser coerente com o desempenho apresentado pelo referido produto.


A Aipim Chips Müller e o ALI


Atenta às oportunidades de mercado e às necessidades dos seus consumidores, a empresa Aipim Chips Müller, de Antônio Carlos - SC, decidiu em 2015, com a orientação do programa Agente Local de Inovação (ou ALI) do Sebrae e CNPq, que era a hora de inovar e adotar uma "roupa" nova para habilitar a empresa a dar novos passos rumo ao seu crescimento. Com isso, foram direcionados investimentos para a criação de uma nova identidade visual, novo site e nova embalagem para os seus produtos. 

Falando em inovação, ela possibilita que as empresas utilizem conhecimentos e recursos da melhor forma para enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico. E inovar pode envolver pequenas ações ou baixos investimentos também, dependendo da oportunidade vislumbradaNesse contexto, o programa Agente Local de Inovação visita os pequenos negócios e se utiliza de ferramentas que analisam toda a estrutura de gestão da empresa e as próprias ações inovadoras que esta organização já desempenha, no intuito de identificar e propor rotas de ação que melhorem a gestão do negócio, que reforcem a sua marca e que promovam melhores resultados financeiros.  

Em resumo, o objetivo macro é angariar os lucros, que justificam a existência das empresas. Com esta proposta, o ALI ajuda para que a empresa "desperte" para as oportunidades internas e externas ao seu negócio, objetivando construir resultados mais satisfatórios. Voltando à Aipim Chips Müller, que foi fundada em 2007, a mesma oferece ao mercado salgadinhos em formato chips e oriundos do aipim, tendo esta sua oferta distribuída em quatro sabores, que são:

  • O Natural, que é apenas temperado com sal marinho.
  • O sabor Bacon.
  • O sabor Churrasco.
  • O sabor Cebola e Salsa.


Roupa nova


O logotipo e demais itens que compõem a identidade visual de um negócio são tão importantes quanto os demais capitais e recursos envolvidos na operação deste negócio, como as pessoas, os equipamentos, os recursos financeiros e outros. Isso porque uma identidade visual marcante, atrativa e diferenciada ajuda a criar a confiança do cliente nos produtos e para que este consumidor possa reconhecer a marca num ambiente de informações em excesso. 

Assim sendo, o trabalho para a confecção da nova "roupa" da empresa começou pelo desenvolvimento de um novo logotipo, que representasse os principais ingredientes utilizados no trabalho da Aipim Chips Müller, relacionando a tradição familiar, o amor e o carinho colocados em cada atividade produtiva. Dessa maneira, e considerando os valores e a missão da Aipim Chips Müller, foi definido o novo logotipo da empresa. Abaixo, pode-se visualizar a logo antiga (à esquerda) e a nova (à direita):




Depois, foi a hora de a embalagem receber um novo visual. Falando em embalagem, ela é multifuncional. Ela possui inúmeras funções: protege os produtos, torna viável o seu transporte, orienta o consumidor e possui muitas outras atribuições. Além destes itens, é importante ressaltar que a embalagem deve destacar a marca e os atributos e benefícios que o produto apresenta.  

Os benefícios são alguns dos fatores que motivam ou justificam a compra e, portanto, devem estar explícitos na embalagem. Considerando estes critérios e outros mais, foi desenvolvida nova embalagem para os produtos da Aipim Chips Müller, conforme imagem abaixo e à direita que representa a nova "roupa" do Aipim Chips com sabor Natural. Abaixo e na esquerda está a imagem da embalagem antiga deste mesmo produto.




Por fim, chegou o momento de entregar nova "roupa" ao site da Aipim Chips Müller. A presença dos negócios em meios digitais não é mais um diferencial: é questão de sobrevivência! Nesse sentido, o site e as redes sociais se apresentam como ferramentas necessárias para uma maior divulgação e reforço da marca, para uma melhor aproximação dos clientes com a empresa e para que as próprias vendas possam evoluir. 

Pensando nisso, a Aipim Chips Müller alterou seu site anterior (primeira imagem abaixo) para uma plataforma mais receptiva aos clientes e parceiros (segunda imagem abaixo), relacionando mais informações sobre a empresa, sobre os produtos e sobre os pontos de venda do produto. Além disso, os detalhes e benefícios dos produtos são destacados no novo site, cumprindo com a promessa de entregar produtos saborosos e saudáveis.





O novo logotipo passou a ser utilizado em junho de 2016, as primeiras novas embalagens começaram a ser utilizadas em agosto de 2016 (mas as embalagens antigas foram utilizadas por alguns meses posteriores ainda, até que se consumisse o seu estoque) e o site novo foi colocado no ar para o público externo em meados de setembro de 2016. Finalizados os trabalhos com a identidade visual, o site e a embalagem, chegou a hora de colher os frutos na Aipim Chips Müller!


Vendas novas


Entretanto, antes de relatar os resultados evidenciados pela empresa, após o trabalho acima descrito, vale a pena destacar que o contexto onde estas mudanças foram implementadas e houve a aferição do retorno relaciona forte recessão econômica, corte de despesas, altas taxas de desemprego, redução dos investimentos e por aí vai. Mas, inovar apoia no "enfrentamento" dos desafios externos à empresa e ainda possibilita que se vislumbrem melhores resultados, como veremos abaixo!
Os resultados obtidos pela empresa após o processo de adoção da nova "roupa" para o negócio envolveram:

  1. Média de aumento no faturamento mensal da empresa de 18%.
  2. O novo site e um consequente melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa/busca na web resultou em vendas para novos clientes em estados do Brasil que, até então, nunca haviam contabilizado compras na Aipim Chips Müller.
  3. A nova embalagem gerou uma economia de mão de obra (e tempo) que era destinada a colar a etiqueta externa à embalagem. Por outro lado, o custo unitário da embalagem aumentou, porque agora ela vem com as informações impressas no seu "corpo".
  4. Em relação ao lucro, neste momento não foi percebido um resultado impactante, já que a empresa realizou diferentes investimentos, relacionando as ações aqui descritas e outros investimentos em maquinário e demais demandas produtivas.
  5. A comunicação com o público consumidor foi melhorada porque, agora, os benefícios dos produtos (envolvendo os insumos utilizados, o sabor e o impacto positivo à saúde, por exemplo) receberam o devido destaque nas embalagens, site e redes sociais.
  6. O fluxo para encaminhamento de novos revendedores através de formulário existente no site automatiza a demanda, quando ocorre, tanto para a Aipim Chips Müller, quanto para os parceiros que prospectam se tornar revendedores dos produtos.
  7. Para os clientes que buscam encontrar os produtos da Aipim Chips Müller, o novo site apresenta mapa com o cadastro dos revendedores, conduzindo estes clientes aos produtos de maneira ágil e assertiva.
  8. O novo logotipo trouxe um visual mais moderno e atrativo ao público consumidor, apoiando no reforço da marca no mercado.

Sim, e por fim, inovar é preciso!

Que tal começar pela escolha de nova "roupa" para o seu negócio ou produto?


P.S.: Este texto foi originalmente publicado, aqui na Comunidade Sebrae, em 2017.

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Marcelo Henrique Otowicz
Doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim). Possuo vivência teórico-prática e atuo em consultoria, pesquisa e docência para as temáticas de gestão da inovação, gestão do conhecimento, gestão empresarial e turismo inteligente (este último com ênfase nos negócios turísticos inteligentes).favorite_outline Seguir Perfil
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