Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Inflação: como esse indicador impacta na sua empresa?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Inflação: como esse indicador impacta na sua empresa?
Criado em 23 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A economia de um país é um mecanismo complexo, e cada peça é essencial para manter a sociedade nos eixos.


Conhecer como funcionam esses processos é fundamental para quem quer se preparar, ou até mesmo empreender.


Entender isso pode se mostrar importante para identificar oportunidades, ou até mesmo para manter o seu negócio, ou investimento, rendendo lucros. 


Entretanto, se engana quem acha que é necessário conhecer toda a teoria econômica para poder empreender com sucesso. Entretanto, saber o que é a inflação, por exemplo, pode te ajudar a superar muitos problemas, e até mesmo te dar uma larga vantagem em relação aos seus concorrentes.


O que é inflação?

Esse indicador econômico serve para medir o aumento dos preços de bens e serviços em um determinado período de tempo. Ela pode ser gerada por uma crise no equilíbrio entre oferta e demanda, aumento na emissão de papel-moeda, elevação dos custos de produção, além de uma taxação de determinado produto feita com a moeda de outro país.


Os motivos podem ser muitos, mas o efeito dela na população é que seu poder de compra é diminuído, desvalorizando a moeda. 


A inflação pode ser medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é utilizado como medidor oficial do país, corrigindo todos os ativos monetários do país, de acordo com essa porcentagem.


Quais são os impactos da inflação na minha empresa?

Como a inflação deteriora o valor do dinheiro, logo as coisas começam a ficar muito mais caras. Com isso, é essencial prestar atenção em alguns pontos essenciais para manter o seu negócio funcionando e ainda manter suas contas em dia.


Contas básicas

Implementar políticas de conscientização no consumo de água, luz, telefone e outros pode acabar dando um fôlego nas contas finais da empresa. Afinal de contas, esses tipos de cobrança em épocas de inflação têm seus reajustes para mais, e nunca para menos, além de que, quando passar esta época, a economia gerada pode ser bem útil.


Aluguel do imóvel

Além de o IPCA controlar o preço dos ativos monetários, existe também o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), que serve para regular também o preço de aluguéis. É importante prestar atenção nessa porcentagem, pois é a partir dela que ocorrem os reajustes do valor das prestações do seu imóvel.


No caso de reajustes, é possível usá-lo como argumento para diminuir o valor, até mesmo no caso de mudanças, bastante comum em cenários de crise econômica.


Compras de itens

Seja matéria-prima ou bens de consumo para funcionários, a inflação pode significar um aumento nos preços deles. Por isso, é importante sempre estar de olho nessa porcentagem, e até mesmo usar ela como argumento para chegar a um valor mais razoável para pagamento, ou condições mais amplas.


Gestão de pessoas

Como dito anteriormente, a inflação não prejudica somente as empresas, mas também a população em geral, na qual estão incluindo seus funcionários. Por isso, manter reajustes de salários condizentes com a realidade econômica pode ser uma ótima forma de mantê-los engajados, e ajudar seu negócio a passar por essa crise.


Vendas

Quanto maior a inflação, menos pessoas irão comprar os seus produtos. Por isso, o ideal é investir em fidelização de clientes e em preços atrativos para que assim, mesmo em tempos de crise, a sua receita não seja afetada por isso. 

 


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 797 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?