AMP – Associação dos Municípios do Paraná

Fundada em 20 de agosto de 1964, a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) foi declarada Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5455, de 24 de dezembro de 1966. Reúne os 399 municípios do Estado e é sua representante oficial. A AMP possui caráter privado, é apartidária e lidera o movimento municipalista estadual.

Ao lado do Governo do Estado e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), a AMP foi uma das colaboradoras do “Reinvente sua Cidade”, projeto que objetiva proporcionar aos municípios do Estado ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede, envolvendo as organizações municipais, o setor produtivo e o Governo do Estado.

A AMP possui forte atuação em duas áreas: a política institucional e a técnica. No campo da política institucional, a associação atua na defesa dos interesses das prefeituras paranaenses tanto junto às organizações ligadas aos demais entes federados – União e Estados – quanto às que possuem conexão com os municípios no Poder Legislativo: Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmaras de Vereadores.

Ainda na área pública, a AMP atua como líder das 19 associações regionais de municípios do Estado e como parceira da CNM (Confederação Nacional de Municípios). No campo privado, a AMP possui alto nível de diálogo com todas  as organizações que atuam no desenvolvimento do Estado tanto nos campos industrial e agrícola quanto no de serviços.

Finalmente, no campo institucional, a associação possui também assento em alguns dos conselhos consultivos mais importantes do Paraná, como o CEDES (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, CEE (Conselho Estadual da Educação), Coped (Conselho Permanente dos Direitos Humanos) e Cedraf (Conselho Estadual da Agricultura Familiar).

Na área técnica, a AMP possui forte atuação na prestação de consultoria nas áreas de Educação e Jurídica, na oferta de cursos/treinamentos de qualificação para os servidores públicos municipais e na luta diária em defesa da agenda do movimento municipalista.

O “Reinvente sua Cidade” está incluído no “Desenvolve Paraná”, um projeto de qualificação e treinamento “com duração de 24 meses que oferece cursos, palestras, seminários e encontros sobre gestão pública e empreendedorismo, em todas as regiões do Estado, para acelerar o desenvolvimento público e privado dos municípios.