Se você compra um produto sem olhar o preço, quando precisa do produto nem se lembra dos concorrentes que oferecem o mesmo produto e se não encontra o produto da marca que você deseja não faz opção por outra marca e prefere procura-lo em outro ponto de venda então você tem uma boa chance de ser fiel a uma marca.

Provavelmente se lembre de alguns produtos que há anos você compra da mesma marca. No meu caso as marcas de café, pasta de dente, maionese e achocolatado sempre são as mesmas há muito tempo. Obviamente para você e outros leitores esta lista de produtos pode não ser a mesma. A diferença da minha lista de produtos e a sua lista de produtos está exatamente na percepção que cada cliente tem dos produtos.

As empresas são donas da fidelidade de seus cientes e devem administrar este relacionamento não permitindo que o cliente se lembre dos concorrentes. Para isso não basta manter o cliente satisfeito é preciso manter uma proposta de valor em que a relação custo benefício seja adequada e muito acima dos concorrentes sob o ponto de vista do cliente. Deste relacionamento de longo prazo surgem alguns clientes que se transformam em verdadeiros advogados da marca defendendo seu produto de qualquer pessoa que não idolatre a marca como ele. Obviamente uma pequena parcela de clientes terá esta característica e talvez o melhor conceito de fidelidade seja que todo mundo é fiel até deixar de ser.

Mas quando o cliente abandona uma marca e “pula a cerca” experimentando a marca do concorrente, de quem é a culpa? De quem “pulou a cerca” ou de quem deixou que ele pulasse? Quando pensamos na relação de um casal esta discussão é sempre polêmica, mas no caso da escolha de um produto posso dizer que a culpa é da empresa e não do cliente. Deixar seu cliente enxergar o concorrente significa que a proposta de valor da sua empresa não está mais atendendo este cliente, portanto é hora de repensar sua estratégia.

Quais são os produtos que você é fiel? Você conhece seus clientes fiéis e advogados da marca? Deixe seu comentário!

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast