Quando foi que você teve sua última ideia? Demorou um pouco para responder?

Não se preocupe esta pergunta deixa todo mundo com amnésia. Isso não significa que não tenha tido várias ideias nos últimos minutos. Temos ideias a todo o momento, mas acreditamos que uma simples solução de um problema não vale como algo criativo. Muitos acreditam que são criativos apenas quando tem grandes ideias, o que é um conceito errado.
Portanto todos somos criativos, pois isso é inerente ao homem que se diferencia dos animais pois é um ser pensante que articula suas ideias e tem a noção do tempo e do fim dos tempos “a morte”. Portanto posso afirmar que se está lendo este post você é criativo.

Já que todos são criativos por que alguns parecem mais criativos que os outros?

Aqueles que se diferenciam apenas conseguem pensar de forma diferente dos demais. Lembro de uma “pegadinha” feita na TV em que a porta de um elevador abria e todos os ocupantes do elevador estavam de costas para a porta, o que não é normal. A pessoa que não sabia da “pegadinha” entrava e também fica de costas para a porta. O engraçado era que ele seguia o mesmo padrão dos demais mesmo sem saber por que. Caso mudasse a lógica e ficasse de frente para a porta o engraçado seria ver a cara do diretor do programa. Se quer ser criativo quebre as regras (não as leis e a ordem), faça diferente dos demais.

Mas como posso melhorar minha criatividade?

Escrevendo todas as ideias que tiver, ou seja, registrando as informações pois muitas ideias surgem de outras ideias ou da junção de partes de ideias separadas. É o princípio do Brainstorm onde jogamos tudo que nos vem a nossa cabeça sobre um determinado assunto, sem restrição de ideias, por mais tola que possa parecer. Em um grupo de pessoas uma ideia boba pode puxar outra ideia fantástica. Como na vida não ficamos fazendo reuniões de Braistorm o tempo todo podemos anotar nossas ideias e depois conversarmos com outras pessoas, ou até mesmo uma ideia sua antiga não possa despertar uma nova ideia.

Um grande estímulo para a criatividade é a pressão do tempo. Quando precisamos achar uma solução e temos pouco tempo normalmente somos mais criativos. Muitos falam que o povo brasileiro é mais criativo que outros povos. Não acredito nisso, acho que o brasileiro muitas vezes não planeja suas ações e deixa tudo para a última hora, quando fica pressionado pelo tempo acha soluções para seus problemas de forma criativa.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

Por outro lado o chamado ócio também é uma forma para encontrar a criatividade.

Isso não significa que para ser criativo não precisa fazer nada apenas deitar na cama e aguardar a ideia aparecer. Muitas vezes temos ideias quando estamos dormindo, tomando banho ou nos divertindo, longe dos problemas este é conceito do ócio criativo, a solução de um problema pode aparecer quando deixamos de pensar nele.

Muitos acreditam que o profissional de marketing deve ser criativo e que esta deve ser a sua principal competência, mas nos dias de hoje podemos observar que os melhores profissionais de marketing além da criatividade também possuem competências como o raciocínio lógico quantitativo. O conceito de que o melhor profissional de marketing era o “descolado” e “criativo doidão” já caiu por terra a muito tempo. Todo mundo precisa da criatividade para exercer sua profissão, inclusive médicos, advogados e engenheiros.

Deixe seu comentário!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast