Quem não conhece uma revendedora de produtos porta a porta? Os exemplos mais comuns são da Avon e da Natura. Mas novas oportunidades estão surgindo também para o pequeno empreendedor. São vários os motivos que levam ao crescimento das vendas porta a porta:
– o crescimento do poder de compra da classe C;
– a busca de comodidade e praticidade na compra;
– transito e falta de locais com estacionamento o que dificulta a visita a uma loja;
– segurança da compra em casa;
– mudança da cultura de consumo principalmente com o aumento de compras pela
internet;
– e lojas cada vez mais cheias com atendimento precário.
Muitas empresas estão adotando esta modalidade de distribuição de seus produtos. Existem várias formas para atingir seu cliente porta a porta. Vamos conhecer algumas delas:
– venda por catálogo: os produtos são apresentados aos clientes em um catálogo que escolhem e alguns dias depois recebem em casa. É uma modalidade um pouco mais cara pois os custos de produção do catálogo são altos e precisam ser diluídos em uma quantidade grande de revendedores.
– venda por mostruário: o revendedor apresenta os produtos em um mostruário e portanto o cliente pode ver, pegar e experimentar antes de comprar. Ex: venda de Bijuterias. Normalmente o revendedor tem que comprar o mostruário e não vende estas peças para que possa mostrar os produtos para outras clientes.
– venda de produtos porta a porta – nesta modalidade os produtos apresentados aos clientes estão à venda e podem ser adquiridos no mesmo instante sem precisar fazer o pedido e aguardar a entrega posterior. Ex: venda de roupas. Um novo jeito de comprar roupa no sossego de sua casa é receber em sua casa uma mala de roupas todas do seu tamanho e preferência. Esta mala com produtos é montada conforme o perfil do cliente previamente cadastrado. Quem faz a entrega da mala confere na frente do cliente os itens que são listados. A mala fica por alguns dias para que o cliente experimente os produtos com calma e até possa combinar com outras peças de seu armário.
– reuniões de vendas – as revendedoras reúnem as clientes em um local para apresentar seus produtos. Normalmente estas reuniões são agendadas por clientes que convidam seus amigos e parentes e acabam ganhando prêmios e presentes.
– carros boutique – outra modalidade que vem ganhado espaço é a transformação de carros em pontos de venda que se deslocam até onde o cliente está.
Em qualquer uma destas modalidades se busca conveniência e facilidade fazendo com que produto chegue até onde o cliente está. Você está proporcionando facilidade para que seu cliente tenha acesso ao seu produto ou serviço? Deixe seu comentário.
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!