Ao longo dos anos, tenho acompanhado diversas pessoas e empreendedores que possuem boas ideias de negócios. Algumas sonham acordadas e visualizam seus clientes imaginários adquirindo seus produtos e serviços, sua estrutura física moderna e adequada. Além disso, imaginam outras atividades possíveis no campo pessoal, viabilizadas a partir da ótima remuneração do negócio. Enfim, um sucesso!

O grande desafio para os empreendedores não é ter uma grande ideia, a mais inovadora do mundo ou descobrir “o que é que está dando dinheiro na atualidade”. O que separa os empreendedores com grandes ideias dos empreendedores de sucesso é a capacidade de realização. Não quero desqualificar a relevância do contexto econômico e de mercado nem a própria estrutura e planejamento da operacionalização da ideia. Mas uma boa ideia é só uma ideia.

Uma boa ideia pode sim ser um bom negócio, desde que o empreendedor tenha a capacidade de transformá-la num empreendimento, que considerando outros fatores obviamente, como mercado, contexto e capacidade de gestão, poderá torná-la um negócio de sucesso. Até hoje eu não conheci um modelo de negócio que tenha risco zero. Erros podem e devem ser corrigidos, e é muito provável que eles aconteçam nessa jornada. É importante preparar-se para enfrentá-los e superá-los. Todo negócio demandará muito suor e dedicação, por isso, minha dica é “gere o fato”.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

Não pregarei que todos devem pular no abismo e criar um negócio sem o mínimo de informações e conhecimento. Acredito que todo desafio vale a pena, desde que seja consciente.

Tão importante quanto sonhar, é realizar!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast