O último dia da missão, apesar do sinal claro de cansaço dos participantes, o dia iniciou com a emoção de entrarmos no mundo mágico da fantasia.

Ahhh A Disney Store:

Ao entrarmos na loja a sensação é de estar num conto de fadas, em um mundo encantado. Tivemos o privilégio de presenciarmos a abertura da loja. Todos os dias um dos clientes que aguardam a loja ser aberta, é convidado a abrir a loja com uma enorme chave da disney e assim entramos num conto de fadas.
Ficção e realidade se misturam é emocionante!!

Disney Store, é uma rede de lojas da DISNEY que vendem uma infinidade de produtos da marca. Atualmente a rede conta com mais de 220 unidades espalhadas somente pelos Estados Unidos e Canadá
Em 2010, a empresa inaugurou uma enorme loja de aproximadamente 2.000 m² em plena Times Square em Nova York. Com dois andares, o espaço tem suvenires temáticos inspirados em ícones da cidade americana, um castelo com espelho mágico e painel digital suspenso a mais de 20m de altura na fachada.
A Disney Store, oferece uma experiência de imersão no universo dos personagens Disney para encantar crianças e adultos, agregou valor à experiência de se estar na loja e o ponto de vendas e tornou um outro local de diversão, interação e magia, como são os parques temáticos, os canais de TV e os websites. O diferencial da loja é a maior tecnologia física na “Disney Store”, como a possibilidade de interações digitais com personagens e a presença de réplicas de estruturas das clássicas animações. Proporcionar um ambiente com interação e experiências aos consumidores, semelhante aos ambientes dos parques, esta é a proposta.
A inovação é constante nas lojas, o uso profundo do RFID, telas touch screen espalhadas pelo ambiente, entre outras tecnologias. Entre elas a Magical Tree cuja iluminação muda constantemente, inclusive de acordo com as escolhas dos clientes em um aplicativo disponível para iPhone, permite mudar a todo momento a ambientação da loja, criando novas referências e climas no ponto de venda.
Todas as novas lojas contam com o Princess Castle, de cerca de quatro metros de altura (no caso da loja flagship na Times Square, em Nova York, a construção tem seis metros), que mergulha no mundo das princesas Disney. O castelo conta com espelhos mágicos, em que a criança pode, ao agitar uma varinha (equipada com um chip RFID), ver sua princesa favorita aparecer no espelho e falar com ela. Este é um exemplo do que a loja oferece, dentre tantas oportunidades.

Como tínhamos um aniversariante no grupo, o Paulo. Tivemos uma surpresa, na tela de cinema do interior da loja, foi projetado “happy birthday” e todos cantaram parabéns, foi difícil conter a emoção.

Próxima parada…

Sweet Corner Bakeshop

Esta visita teve um gostinho especial, ver brasileiro fazendo sucesso em Nova York, nos enche de orgulho. Rodolfo e Patrícia começaram a assar pão de mel depois de assistir um programa da Ana Maria Braga, para a família e amigos. Logo mais as pessoas começaram a perguntar sobre suas criações e a demanda cresceu rapidamente. Foi assim que decidiram que era hora de abrir sua própria padaria. Receberam recursos de investidores, que exigiram um plano de negócios bem estruturado. Rodolfo conta que recorreu ao site do Sebrae para estruturar o seu planejamento.

Localizado em uma esquina estratégica do West Village, bairro frequentado por artistas e descolados, o prédio com janelas grandes o suficiente para que permita que os transeuntes possam assistir a talentosa equipe de “designers bolo” no trabalho.

O cuidado com os detalhes, mensagens bem-humoradas no interior da loja, e principalmente a qualidade de seus produtos fazem da Sweet Corner um sucesso. Por meio das mídias sociais, a Ana Maria Braga ficou sabendo dos brasileiros em NY e recentemente tiveram sua história contada no programa. O que ajudou a tornar a marca conhecida entre os brasileiros e consequentemente as visitas na empresa.

Aqui em Nova York, cada parada tem um aprendizado, fomos almoçar no Eataly.

Eataly

Espaço de origem italiana que mistura varejo e consumo, aposta no envolvimento dos seus colaboradores com a cultura italiana para conquistar envolvimento e atendimento diferenciado aos seus até 10 mil clientes diários. Trata-se de um supermercado gourmet, com diversos restaurantes dentro da loja. A Eataly une consciência social, slow food, ótima comida, sortimento artesanal, sustentabilidade e preços acessíveis.
Posicionamento Estratégico do negócio:
Slow food:
“slow food”, Isto significa que cada ingrediente – seja os ovos, massas ou as carnes – vem de pequenos produtores que respeitam os animais, as leis trabalhistas, e a sustentabilidade. Esta filosofia nada tem a ver como a ideia de tempo. O adjetivo “slow”, neste caso, designa uma oposição `a indústria “fast food.
As lojas têm displays que mostram como é possível se alimentar bem, com produtos naturais disponíveis em cada época do ano, com ótimo sabor e baixo preço. Existe também uma grande preocupação em contar a história de tudo o que é apresentado no ponto de venda. Por toda parte, cartazes, displays e afins falam sobre a origem dos produtos e apresentam histórias curiosas, transformando a ida à Eataly também em um evento cultural. Vá à loja para comprar, comer e aprender.

E partimos para a última visita da missão 2014.

Normal

A Normal é uma startup que fabrica fones de ouvido personalizados em 3D. A estrutura da empresa impressiona. Por meio de um aplicativo, é feito um scan da anatomia do ouvido e com impressoras 3D você terá um fone perfeito, feito para você. Todos os componentes do fone podem ser personalizados.

Fomos então, até o consulado para realizar o workshop de consolidação dos aprendizados do dia. Inspiração, novas idéias, estratégias, aprendizado, envolver os clientes com histórias, sair do lugar comum, superação, foram as palavras marcantes da missão.

O coordenador Osmar Dalquano Junior, agradeceu a atenção, serviços e disponibilidade do consulado brasileiro ao grupo da missão. A equipe técnica, Deborah Baccan, que com muita dedicação e profissionalismo cuidou detalhadamente de toda a logística e contatos para que tudo acontecesse conforme o previsto. A mim, a blogueira e apoio ao grupo. Mas, o agradecimento especial, foi mesmo aos empresários participantes da missão, esses guerreiros, que deixaram suas empresas e famílias, confiaram em nosso trabalho e vieram de peito e mentes abertas para vivenciar e compartilhar todos os aprendizados vividos na última semana. Tivemos sorteio de quatro livros “Lições de Storytelling” para os empresários.

Parabéns ao grupo pelo empreendedorismo e ousadia de sair do lugar comum e buscar novas referências para melhorarem as suas empresas. Foi realmente sensacional.

E agora vem o maior desafio, colocar em prática. Sucesso a todos vocês!

Esperamos que os leitores não participantes da missão possam também se inspirar com o blog e já fica o convite para a Missão Técnica do Comércio de 2015.

Grande abraço a todos e até a próxima!!

 

Vejam alguns depoimentos dos participantes:

 

 

“Foi muito bom ter convivido estes dias com este grupo tão seleto. Aprendi muito, sem exceção, todos os participantes me deixaram algum aprendizado, isso para mim é muito bom. Gostaria de agradecer a cada um de voces por esta convivência maravilhosa que tivemos ao longo destes dias. Desejo a todos muito sucesso e que possam realmente aplicar aquilo que de bom aconteceu nestas visitas. ” (Ademar Bayer – empresário, representante da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércioo Varejista de Marechal Cândido Rondon)

 

 

 

“Em todos os sentidos a missão técnica internacional NYC excedeu minhas expectativas. 
Poder vivenciar e conhecer práticas e ações de inovação e marketing de lojas referências, de diversos setores em uma das maiores cidades de consumo do mundo, abriu minha mente para implementações de idéias na minha empresa que com certeza trarão resultados positivos e transformadores. ” (Lin Chang – empresária – Calla Lilis Presentes e Decorações)

 

 

 

“Nestes dias de missão, nossos sentidos estão sendo desafiados ao extremo. Nossa visão é a primeira delas, pois comparações com as nossas realidades são inevitáveis e nossos olhos se enchem de desejos e inspirações. Nossos ouvidos escutam ruídos dos mais diversos, sejam nas ruas, nos comércios, nas múltiplas linguagens. Tudo isso nos remete ao tato, aquela vontade de tocar para sentir, aquela vontade de “beliscar-se” para ter a certeza que tudo isso é real. Nossa fala é a forma de expressarmos as sensações e compartilharmos com os colegas de missão novas experiências adquiridas aqui em NY. “Quando percebemos, já estamos falando de nossos negócios, de nossas empresas, de nossos funcionários, de nossas famílias…”E por fim, o desafio bate à nossa porta… Estejamos preparados, SEMPRE! 
REVS YOUR HEART em NY!!!” (Josué Maioli – empresário e presidente da Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon)

 

 

 

“Gerir uma empresa não é apenas sentar atrás de uma mesa e resolver os problemas diários. Acredito que os grandes empresários buscam novidades e desafios a cada dia, para inovar e trazer crescimento a sua empresa! Durante a Missão Técnica, conheci empresas, pessoas e ideias que com certeza contribuirão imensamente para o crescimento da minha empresa e dos funcionários. Pudemos ouvir histórias de grandes empresas, que transformaram simples ideias em grandes sucessos. E agora, quero trazer isto tudo para cá! Com certeza foi uma experiência surpreendente, inovadora e maravilhosa!”
(Mariana Mori de Araújo Gaião – empresária – Art Papier)

 

 

“Conhecer negócios em vários segmentos do varejo, experimentar, trocar experiências, compartilhar momentos especiais de aprendizado com uma equipe de profissionais comprometidos e competentes. Companheiros de missão envolvidos e também em busca de novas direções para otimizar seus negócios, foi uma experiência incrível. Vivenciar o dia a dia de uma das maiores cidades do mundo, onde o comércio pulsa intensamente, onde novos negócios são iniciados e otimizados constantemente é enriquecedor. Essa missão trouxe para meus negócios a expectativa de crescimento através das diversas ações na minha empresa e tenho certeza que o resultado será positivo.
Agradeço ao Sebrae/PR e a FECOMERCIO, espero que muitos outros empresários possam se beneficiar desse programa de desenvolvimento.” (Eliane do Rocio Westfahl – empresária – Via Flex Calçados)

 

“Minha experiência foi valiosa, tanto comercial, como na minha vida pessoal. Novas técnicas, novas idéias para o nosso varejo. Diversidade de consumo, ótimas idéias de visual de loja, de incentivo para colaboradores e interação com o cliente. Superou muito as minhas expectativas e indico a todos. ” (Maria Rosa Trevisan Henrique – empresária – Rosa Modas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A missão técnica internacional do Sebrae e Fecomércio/PR – NYC representa uma forma inovadora de troca de informações e experiências, superando as expectativas mais otimistas que um empreendedor poderia ter.
As atividades envolveram desde o conhecimento de estratégias de marketing e treinamento em empresas centenárias como a Macy´s, até projetos de revitalização de áreas da cidade para incentivar e desenvolver o comércio local. Merecem destaque as visitas orientadas, voltadas a demonstrar como empresas do varejo se dedicam à leitura dos hábitos de consumidores, a fim de tornar seus empreendimentos verdadeiros centros de convivência.
Mas não foi só, pois os workshops realizados foram palco de oportunidades únicas, como, por exemplo, das brilhantes considerações do Sr. Sérgio Waldeck Staff, Diretor do Federal Reserve Bank, acerca da economia Norte Americana em cotejo com indicadores da economia Brasileira. Sem dúvida, uma contribuição valiosa para o crescimento do empresariado Paranaense.
Como se não bastasse, a missão contou com o apoio e cordialidade do Consulado Brasileiro em Nova Iorque. Certamente, projetos como esse comprovam a capacidade e profissionalismo do SEBRAE/PR, como verdadeiro canal de desenvolvimento e inovação.”
(Rodrigo Gaião – Advogado sócio da G.A. Hauer & Advogados Associados)

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