Dedico este post a todos aqueles que participaram do Startup Weekend, uma forma diferente de capacitar e desenvolver talentos empreendedores que buscam transformar sonhos em realidades e traduzem isso tudo em objetivos claros e inovadores por meio de soluções pragmáticas.

“Era uma sexta-feira à noite, uma galera chegando, camisetas sendo distribuídas, no piso de cima já se aglomeravam muitos empreendedores dispostos ao desafio. Todos à postos, vieram as instruções e regras do jogo empreendedor, networking, velhos amigos se reencontrando, novas amizades acontecendo, sorrisos, brilho nos olhares daquelas pessoas com desejo incontrolável de mostrar ao mundo suas ideias revolucionárias, medo de compartilhar a própria ideia? Não isso não importava. Em seguida formaram-se as equipes, ideias aprovadas, expectativas, emoções e apoio de mentores gabaritados e motivados, tudo perfeito, ambiente, estrutura luzes cores e fotos.

Veio o sábado e logo muito cedo toda aquela gente já estava lá pronta para aprenderem a trabalhar seus modelos de negócios. Veio as novas instruções, um facilitador espirituoso e um grupo de apoio disposto, equipes a campo para validarem suas hipóteses e ideias, o barulho da chuva ajudava a garantir a integração e aproximação das pessoas. Cada nova orientação de um mentor trazia novas esperanças de que tudo daria certo e que aquilo ali era real e as ideias se tornariam protótipos reais.

Chegou o dia tão esperado para a bandeirada final. Um domingo inesquecível e até então inimaginável para ficar na memória de cada uma daquelas pessoas que aceitaram o desafio e que foram até o final com toda energia possível. O empreendedorismo é assim, de repente você descobre seus verdadeiros valores. O domingo passou rápido demais e finalmente pudemos conhecer as equipes que melhor se desempenharam com a proposta de tornar uma simples ideia em um potencial empreendimento rentável… show, euforia, luzes, alegria e bravura poderiam ser alguns dos sinônimos que representariam melhor aquele momento. Tudo valeu a pena”

Alguns dias após o Startup Weekend, você ainda deve estar arrebatado porque você viveu experiências incríveis naqueles dias, mas, contudo, persistem as perguntas: e agora? O que faço? Minha ideia será mesmo viável? Assim, concluo este post contribuindo com cada um de vocês dizendo:

Primeiramente: antes de mais nada, receba os meus sinceros parabéns a você empreendedor! Pode acreditar você foi dedicado e por isso conseguiu chegar ao final, conseguiu tirar da cabeça, o que era um esboço de uma ideia, e que após as orientações, colocou no papel e viu como funciona um bom modelo de negócios, validou seu projeto e se motivou, com isso se for continuar com sua ideia, a primeira coisa a fazer agora é agir genuinamente como empreendedor, não deixe de validar ainda mais suas hipóteses e melhorar aquele modelo de negócio. Cuide do teu modelo de negócios como se fosse um filho, trate bem ele, pois um modelo de negócio sempre continua em evolução. Reúna o seu grupo novamente e alinhe as expectativas. Faça um planejamento dos próximos passos! Não tome decisões precipitadas. Nada é por acaso, você não chegou até aqui para desistir agora, e você não está sozinho. Outro fator é o investimento financeiro na tua ideia, cuide, pois, você não receberá a visita mágica de um investidor que surgirá do nada trazendo-lhe um cheque com cifras absurdas, então acalme-se e trace um bom plano.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Em segundo lugar avalie tua zona de conforto, e se ela te incomoda, pense em como romper barreiras. Descubra tua capacidade de desenvolver um MVP (Minimum Viable Product = Minimo Produto Viavel) e que o mesmo consiga entregar algum tipo de valor para seu cliente. Depois que você o validar com os testes necessários para provar que consegue gerar receita aí então é chegada a hora: Grite e vibre com quem esteve junto de você e com toda alegria e segurança siga o caminho empreendedor e seja feliz!

Finalmente, para fazer a sua startup nascer de fato e decolar, é necessário ter algum investimento, para garantir que seu cliente potencial seja atendido com a qualidade exigida em determinado tipo de solução. Para obter o recurso necessário, busque as alternativas ou de investimentos próprios ou de parcerias como sócio investidor de capital de terceiros. Avalie também a possibilidade de fechar com grandes empresas que procuram inovação e desejam investir em novos negócios.

De qualquer modo é fundamental que você seja rápido ao implementar as correções necessárias, revise o modelo e efetue o lançamento da startup usando o que aprendeu no Startup Weekend para proceder as melhorias contínuas e não fique de fora de nenhum outro evento relacionado ao tema Startup e Empreendedorismo digital.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast