As empresas de varejo, em especial, devem avaliar constantemente o valor do seu ticket médio, pois, desta informação, poder-se-á planejar como aumentar as vendas e obter lucros maiores!
Afinal, o que vem a ser o “ticket médio”?
É o valor médio que cada cliente compra em seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.
Exemplifico:
O volume de vendas do dia, ocorrido num mercado fora de R$ 3.000,00, sendo que estes montantes representam vendas a 100 clientes. Ao dividirmos os R$ 3.000,00 pelos 100 clientes, encontramos o valor de R$ 30,00.
Pois bem, estes R$ 30,00 representam o ticket médio deste dia de vendas.
O que fazer com isso?
Sugestões:
- Avaliar o que os clientes compram e preparar suas gondolas para estimular o cliente a comprar outros itens mais – aqueles que ele não compraria normalmente. Ao ocorrer este estímulo, significa que estes clientes compraram mais, com isso, aumenta o valor do ticket médio!
- Aumentar o mix de mercadorias para que o cliente encontre todos os itens que necessita num único mercado.
- Lembrar o cliente de outros itens que possa ter esquecido. Por exemplo: se comprou carne para churrasco, lembrá-lo: do sal, do carvão, da cerveja, do refrigerante, do fósforo, …
Um exemplo clássico é o restaurante por quilo que para vender mais aumenta seu mix no buffet, oferecendo pratos irrecusáveis… a medida que o cliente vai servindo vai descobrindo outros pratos interessantes, daí vai se servindo, servindo, … até que se depara com uma grande porção… você já se viu diante dessa situação?
Cada vez que você conseguir vender “algo mais” para estes clientes, você estará aumentando o seu ticket médio, e, a cada vez que você conseguir este aumento, você estará aumentando as suas vendas contando com os mesmos clientes que já consomem em seu estabelecimento.
Obtenha informações preciosas como estas e estimule sua criatividade, venda e lucre mais!
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