Esta tendência já vinha crescendo em tempos anteriores, mas sem dúvidas as explosões dos protestos #BlackLivesMatter em 2020 foram definitivas para marcá-la em novas proporções (agora muito maiores). Considerar as particularidades de grupos raciais e sociais, reconhecendo suas necessidades específicas, e principalmente alinhando posicionamentos aos seus anseios coletivos, tem sido um grande diferencial no mercado.
Insights
O que você pode fazer:
- Pesquise sobre estes públicos. Converse com a parcela do seu próprio público que está inserida nestes grupos, através de ações ou canais de comunicação, para saber de que forma o seu negócio pode melhor atendê-los. Crie formulários de pesquisa ou entre em contato, diretamente, com alguns clientes para maior aprofundamento.
- Evite comentários depreciativos, piadas, brincadeiras e jogos de palavras que envolvam culturas e etnias.
Vale a pena pesquisar sobre:
- Livro: A Empresa Antiracista
- Artigo Sebrae: Sebrae de Plurais
- Livro: Inclusifique – Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação na sua empresa
Dados
- Em relatório publicado pelo Spotify em 2020, foi constatado que o surgimento do movimento global Black Lives Matter fez mais de 87% da geração Z brasileira compreender o momento como um “chamado cultural para despertar”.
Fonte: Marcamais, Spotify