Outro movimento que tem se destacado recentemente no mercado global é o de redução da emissão de carbono. Desde grandes a pequenas empresas, já é notável um crescente redirecionamento à sustentabilidade nas prioridades de gestão, e nesta tendência as empresas fazem isto adequando sua cadeia produtiva com foco em “zero carbono”. Esta é uma mudança de mercado impulsionada não apenas por pressão popular mas, inclusive, por novas metas e legislações governamentais – que ganharam uma relevância ainda maior após as recorrentes catástrofes ambientais e climáticas nos últimos anos.
Insights
O que você pode fazer:
- Pesquise sobre as cadeias de produção envolvidas com o seu negócio e identifique as etapas de maior emissão de carbono ou efeitos negativos para o meio-ambiente. A partir disso, procure por alternativas menos agressivas e mais sustentáveis.
- Se você ainda tiver acesso aos seus números e às informações da sua cadeia produtiva, notando uma evolução positiva, não tenha medo de informar para o seu público! Mostre o que o seu negócio está fazendo para ajudar a reduzir os impactos negativos.
- Mas atenção: cuidado com carbonwashing e greenwashing! Não conte mentiras para o seu consumidor.
Vale a pena pesquisar sobre:
- Link externo: ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima