2.3.5 Fraternidades comerciais

“É possível que marcas concorrentes, diretas ou indiretas, possam desenvolver em suas relações uma competitividade inteligente e saudável, onde mais uma vez elas mesmas e o público podem sair ganhando”. Isto soa familiar? Pois é, este é um trecho da primeira vez que a tendência “Fraternidades comerciais” foi publicada no Guia de Tendência do Sebrae, em 2019. Antes voltada para negócios fisicamente vizinhos, ela ganhou uma nova roupagem a partir da pandemia e do distanciamento social, contemplando agora também estratégias de colaboração digital entre estes negócios. E mesmo com as novas adaptações e possibilidades, um detalhe ainda se mantém o mesmo: “o segredo é compreender que a coexistência e a interdisciplinaridade podem favorecer a todos”.


Insights

O que você pode fazer:

  • Que outros negócios da sua região atendem os mesmos públicos que você? É possível criar parcerias ou ações promocionais entre vocês, que interessem e beneficiem estes públicos?
  • Na sua região, existem associações comerciais, como por exemplo, associações de bares e restaurantes, às quais você possa frequentar e informar?
  • Que tal organizar feiras e eventos pontuais, ou quem sabe até periódicos, com os negócios parceiros?

Vale a pena pesquisar sobre: