2.2.2 Lojas físicas ressignificadas

Como mencionado na tendência 2.2.1 “Lojas digitais: vendas 24 horas”, a chegada da era dos negócios digitais não faz com que as lojas físicas deixem de existir. Ao invés disso, aos poucos elas passam por uma transformação considerável enquanto estratégia de mercado. Não mais limitados a “pontos de venda”, esses espaços agora se tornam uma extensão experiencial do que as lojas virtuais não podem oferecer. Isto significa explorar as vantagens do mundo físico de modo mais elaborado ou estratégico que antes.


Insights

O que você pode fazer:

  • Adapte
  • A dica aqui é balancear o mundo digital com o mundo físico. A depender de como anda sua presença digital (que leva para sua loja física) vale a pena entender se sua loja precisa ser do mesmo tamanho que sempre foi. Pense: digitalmente, sua loja oferece ao cliente as mesmas coisas que oferece (oferecia) nos espaços físicos? O cliente costuma (costumava) ir presencialmente ao seu negócio para realizar quais atividades?
  • Espaço de estoque, experiências sensoriais, promoções exclusivas, eventos e lançamentos: estas são algumas das diversas possibilidades de redirecionamento do seu espaço físico.
  • Pesquise sobre “comércio social”: com o boom do e-commerce, as lojas físicas se tornarão para os consumidores sinônimo de passeio e de oportunidade para se encontrarem com outras pessoas.

Vale a pena pesquisar sobre:


Dados

  • Estima-se que 28% de todos os pagamentos feitos no Brasil em 2022 serão através de carteiras digitais, segundo estudo da Bain & Company.
  • Fonte: Dafiti + WGSN; Fonte mencionada: Bain & Company