Disponibilizar o seu negócio no meio online traz uma série de vantagens, sendo talvez a principal delas o fato de que, a qualquer hora, em qualquer lugar, alguém pode estar adquirindo seus produtos e serviços. Digitalizar um negócio não significa necessariamente extinguir os estabelecimentos físicos já existentes, mas estender as possibilidades de marketing e venda. Marcar presença no mundo digital é essencial para os negócios da atualidade.
Insights
O que você pode fazer:
- Mesmo que o seu negócio seja baseado em um estabelecimento físico, adapte-o para oferecer formas de atendimento online também.
- Invista em criar estratégias de atendimento e vendas fluidos (ver tendência 2.2.3 Experiências fluidas: adeus omnichannel).
Vale a pena pesquisar sobre:
- Gráfico externo: O que afeta negativamente a experiência de compras online [em inglês], por Delighted
- Artigo do Sebrae: Saiba desenvolver uma loja virtual
Dados
- Dados do Euromonitor revelam que, no Brasil, menos de 5% das compras eram via e-commerce antes da pandemia. Em 2021, as compras online aumentaram para 11%.
- O consumo online apresentou crescimento expressivo em todo o mundo, chegando a 30% mais, além de representar 23% das vendas totais do mercado de luxo. Estima-se que até o ano de 2025 esse valor também chegue a 30%.
- Segundo o marketing da Farfetch, os novos clientes do mercado de luxo virtual estão interessados em obter informações sobre detalhes e características do que estão comprando. Perceberam também um aumento de 54% na demanda local de clientes que entraram em contato para solicitar informações sobre os produtos.
Fonte: Elle; Fontes mencionadas: Euromonitor, Farfetch.