Na última década vimos a ascensão de movimentos como o veganismo, a economia circular, e ações populares para pressionar instituições com pouca – ou nenhuma – responsabilidade ambiental. Estas preocupações não cessam com a virada da década e, muito pelo contrário, se intensificam, atingindo cada vez mais pessoas. Por isso, nos próximos anos o público estará mais inclinado a se preocupar em consumir de forma consciente, dando prioridade às empresas que realizam ações verdadeiramente relevantes para a causa.
Insights
O que você pode fazer:
- Pesquise sobre as certificações para negócios (como o ISO) e veja o que a sua empresa pode fazer para se adequar e ficar apto para receber uma certificação. Caso a sua empresa seja focada em socioambiental, pesquise também sobre a certificação de Empresa B.
- Busque parcerias com empresas que reaproveitam o material que você jogaria fora. Assim o seu “resto” pode se tornar a matéria-prima de alguém. Isso é um passo para o upcycling e fomenta a economia circular.
- Fique ligado nas novas legislações sobre responsabilidade ambiental para os negócios, como por exemplo a Logística Reversa.
Para refletir:
- De que forma o seu negócio pode rever seus processos e adaptá-los para formatos mais sustentáveis?
- Se o seu negócio desenvolve produtos materiais, pense sobre todo o ciclo de vida destes produtos (do início ao fim).
Vale a pena pesquisar sobre:
- Macrotendência 2.4 ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE
- Artigo Sebrae: Empreenda de Forma Sustentável
- Artigo Sebrae: Como obter a certificação de gestão ambiental?
- Artigo externo: O que é o ISO 140001
- Artigo acadêmico externo: Percepção dos consumidores sobre produtos feitos com reciclagem
Dados
- Em uma pesquisa realizada pela Electrolux, que contou com cerca de 14 mil jovens da Geração Z em todo o mundo, 62% dos participantes afirmaram ter a sustentabilidade como uma das maiores preocupações atualmente. 68% também disse buscar reduzir o desperdício de alimentos, incrementando uma alimentação mais sustentável na rotina.
Fonte: Carvalhando; Fonte mencionada: Electrolux - Segundo um relatório publicado pelo Spotify em 2020, o que mais prejudica a percepção de determinada marca para a Geração Z brasileira é quando a empresa declara compromissos falsos ou enganosos sobre causas sociais e ambientais.
Fonte: Marcamais; Fonte mencionada: Spotify - O estudo Who Cares Who Does da Kantar que contou com a participação de 80 mil consumidores de 19 países, localizados na Europa, América Latina, Estados Unidos e Ásia apontou que o conceito natural é algo a ser considerado. 87% preferem produtos naturais por serem bons para a saúde, 83% por serem melhores para o meio ambiente e 82% mais saborosos ou bons para a pele. Depois, mais exigências: 58% esperam que eles estejam livres de conservantes, 49% de aditivos ou corantes, 45% que tenham apenas ingredientes naturais, 28% que sejam orgânicos e 23% que não estejam geneticamente modificados.
Fonte: Kantar - Uma pesquisa do Mercado Livre revelou aumento de 55% na busca por produtos sustentáveis na América Latina entre junho de 2019 e maio de 2020.
Fonte: Dafiti + WGSN; Fontes mencionadas: Mercado Livre