1.3.1 Cada coisa em seu lugar: trabalho x casa

A magia do home office e do trabalho remoto podem ter trazido diversos benefícios para as empresas e, especialmente, para os colaboradores, mas este segundo grupo agora lida com um outro lado da moeda. Com a popularização deste modelo de trabalho, se tornaram mais comuns problemas como falta de infraestrutura, gastos inesperados (como água e luz), excesso de horas trabalhadas, mensagens fora de hora, dificuldades de concentração, e claro, sobrecarga de estresse. Por isso, mesmo que as pessoas sigam trabalhando à distância, neste momento estarão buscando por recursos ou estratégias que as ajudam equilibrar o novo formato estabelecido, priorizando especialmente traçar os limites entre hora de trabalho e hora de descanso.


Insights

O que você pode fazer:

  • Reforma, decoração, móveis ou utensílios em geral: se o seu negócio comercializa produtos, considere equipamentos e objetos relacionados a estes temas.
  • É esperado que, no pós-pandemia, muitos trabalhadores continuem no modelo remoto, mas procurem lugares fora de casa para trabalhar. Se você possui negócios como cafés, bares, restaurantes, coworkings, hotéis e afins, é hora de adaptar os ambientes para receber este público. Mesas e cadeiras ergonômicas (ou minimamente confortáveis) e conexão wifi de qualidade são imprescindíveis para fidelizá-los. Lanches, bebidas e guloseimas acessíveis também podem ser um grande atrativo.

O que você pode fazer:

  • De que formas o seu negócio pode auxiliar o consumidor a se organizar melhor ou gerenciar seu próprio tempo? 
  • Se o seu negócio é um local que oferece refeições ou espaços para passar o tempo, que tal criar programas de descontos, como por exemplo benefícios para assinantes ou mensalistas?

Vale a pena pesquisar sobre:


Dados

  • Segundo pesquisa realizada durante a pandemia pelo Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), 56% dos 464 entrevistados encontram muita dificuldade ou dificuldade moderada para equilibrar as atividades profissionais e pessoais trabalhando em casa. 
  • Em pesquisa realizada pela McKinsey com 5000 trabalhadores globais, em janeiro de 2021, 51% dos entrevistados classificaram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como a principal prioridade de agora em diante, superando até mesmo a prioridade por melhores remunerações.
    Fontes: El País,O Berlo, We Work; Fontes mencionadas: FGV-EAESP, McKinsey