1.2.1 Orgulho das Raízes

Em algumas culturas, especialmente de países emergentes, cresce na população uma busca por redescobrir as características de suas raízes e abraçá-las. Roupas, costumes, músicas, comida e muito mais: o que antes era muito “peculiar” de uma cultura, ou que tentava-se “adequar” a culturas mais dominantes (sendo muitas vezes motivo de vergonha), se transforma agora em resistência e orgulho. Essa mentalidade também impulsiona hábitos de consumo mais regionalistas e/ou  nostálgicos.


Insights

O que você pode fazer:

  • Os seus produtos tem algum vínculo regional, isto é, são produzidos ou remetem à cultura local? Se sim, deixe isso bem claro para o público!
  • Conheça os negócios locais da sua região, e busque ou crie uma rede de parceiros com eles. Fomente esta cultura!

Vale a pena pesquisar sobre:


Dados

  • 72% dos brasileiros estão consumindo de pequenos negócios e 80% desses desejam continuar com esse novo hábito mesmo após a pandemia, segundo dados da Accenture.
    Fonte: CNN Brasil; Fonte mencionada: Accenture.