1.1.2 Vídeos e as Redes Audiovisuais

Não muito tempo atrás, as interações sociais na internet se davam especialmente por texto e imagens. Atualmente, porém, as facilidades e novas dimensões da conectividade tornaram as mídias em vídeo muito mais acessíveis, marcando uma nova era das redes sociais na internet – a era audiovisual.


Insights

O que você pode fazer:

  • Conheça as dúvidas e curiosidades que o seu público possa ter sobre seu produto/serviço. A partir disso, você pode criar vídeos com conteúdo de valor.

Vale a pena pesquisar sobre:

  • Plataformas de edição online: existem diversas plataformas que você pode editar e saber mais sobre como fazer um vídeo direcionado para o seu público. Uma opção que tem se destacado é o Canva.

Dados

  • Um relatório divulgado pela Pew Research Center, que analisa as tendências do uso de mídias sociais em 2021, constatou que o YouTube ainda é a plataforma de vídeos mais popular – 81% dos participantes da pesquisa afirmam utilizá-lo.
    Fonte: Mundo Conectado, Pew Research Center
  • 94% dos brasileiros afirmam acessar o Youtube pelo menos uma vez por semana, e 87% afirmam ter publicado algum vídeo na rede social em 2020, segundo uma pesquisa realizada pela empresa em parceria com a Ipsos.
  • Na mesma pesquisa, 67% dos brasileiros também dizem que vídeos online serviram como assunto com amigos e família. E 79% afirmam sentir seus laços estreitarem quando assistem ao YouTube com outras pessoas.  Fonte: CoolHow; Fontes mencionadas: Youtube, Ipsos
  • Segundo o Sensor Tower, site de gestão de dados móveis, o TikTok foi o app não relacionado a jogos mais baixado no primeiro semestre de 2021, em todo o mundo. Foram contabilizados 383 milhões de instalações e aproximadamente US$919,2 milhões (R$4,5 bilhões) em gastos pelo consumidor.
  • A pesquisa ainda mencionou que apenas Netflix, YouTube e mais dos aplicativos não relacionados a jogos conseguiram bater ou ultrapassar o valor do TikTok.
    Fonte: Canaltech; Fonte mencionada: Sensor Tower