Recentemente saiu na mídia especializada que a tendência de crescimento de empresas startups com ênfase em educação através da gameficação e entretenimento, é muito significativo.  Atualmente multiplicam-se pelo país e pelo mundo os apoios ao surgimento de Startups de uma forma geral e na educação não é diferente. As pessoas buscam adquirir conhecimentos de forma mais rápida, prazerosa, mais barata, mais tecnológica, mais aplicada.

Por outro lado, recentemente também foram divulgados os resultados e metas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica no país (http://ideb.inep.gov.br/) e neste caso há muita preocupação já que internamente tanto no ensino básico quanto o ensino médio as coisas não vão tão bem assim.

Para comprometer estes dados, pela primeira vez as escolas privadas também tiveram seus desempenhos avaliados abaixo do esperado.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

É claro que em momentos eleitorais a ênfase dada pela mídia foi para a escola pública, mas os dados revelam que há problemas estruturais, conjunturais e sistêmicos na educação. Tanto a escola pública quanto a escola privada estão passando dificuldades. As nossas crianças e jovens tem muita dificuldade com a língua portuguesa e matemática.

O que a matemática tem a ver com as empresas Startups?

Bom, dizem que Napoleão Bonaparte fez o seguinte comentário:

“O progresso de um povo depende do desenvolvimento da cultura da matemática”.

O que ele quis dizer com isto?

Provavelmente, porque a matemática seja a ciência básica em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociais e econômicas.

Talvez, porque a matemática por ser uma ciência que ensina as pessoas a raciocinarem de maneira lógica e nos aguça a inteligência na busca de resolver e enfrentar desafios e estimula a criatividade, o pensamento.

Jogos com números ou similares, como por exemplo, o Sudoku, são utilizados em tratamento da doença do mal do Alzheimer, porque ajuda a desenvolver a concentração, a memória.

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast