Em recente passeio pela “Feirinha do Largo da Ordem” no Domingo, pude perceber a quantidade de estrangeiros simplesmente encantados com o artesanato local. Muitos deles chegam a importar produtos regionais para vender em seus países.

Quando falamos na exportação de artesanato estamos promovendo o setor artesanal de atividade meramente de subsistência para uma atividade profissional rentável para o artesão. O maior valor agregado do produto artesanal é a sua marca cultural original. E é isso que o mercado internacional tende a valorizar: produtos com inspiração étnica. É a valorização da arte popular.

O produto a ser exportado é identificado dentro das tipologias trabalhadas pelo artesão e deve atender às necessidades, desejos e preferências do consumidor externo, pois aquilo que não for compatível com a expectativa do consumidor será rejeitado.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Conhecer as preferências e gosto do cliente significa ter conhecimento de várias coisas, tais como, suas cores preferidas, as cores proibidas naquele país, qual o tamanho ideal do objeto a ser produzido, quais são as suas exigências e restrições. Conversando com o importador, vamos conhecendo melhor o país dele e formando assim, nossa Cultura Exportadora.

A habilidade manual do artesão, adquirida pela prática cotidiana do ofício, pode e deve ser sempre aperfeiçoada sem, contudo, torná-la um exercício mecânico desprovido de criatividade. Por isso, o aprimoramento técnico é imprescindível na profissionalização do trabalhador e pode ser realizado a todo momento pelo artesão.

Num primeiro momento, para descomplicar a vida do artesão com relação as burocracias, sugerimos a utilização dos Correios através do Exporta Fácil, que é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios na área da exportação, é fácil e rápido, além de seguro.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast