Tenho identificado um novo padrão em determinados negócios e estou chamando isso de “Sinta-se em casa”. Ao invés de explicar o que é esta nova tendência vou apresentar alguns exemplos:

Cinema: na França uma sala de cinema substituiu as cadeiras por camas de casal. Não há nada melhor que assistir um filme na cama e este cinema proporcionou esta experiência a seus clientes. No Brasil já existem cinemas com cadeiras tão ou mais confortáveis que o sofá de sua casa e o melhor com serviço de garçom e tudo.

Loja de Roupa: a loja é separada em várias áreas e cada uma se parece com um closet, um verdadeiro armário de ”Madame”. Você escolhe a roupa como se estivesse escolhendo uma roupa em sua casa e pode combinar o look com sapatos e acessórios, tudo à mão.

Livraria: as prateleiras de algumas livrarias já se transformaram em estantes de livros. Algumas se parecem com as estantes do escritório lá de casa. É só procurar um título de livro, tirar o livro da estante e sentar-se em uma cadeira confortável com iluminação adequada para ler, sem contar que muitas destas livrarias têm uma loja de Café que permite acompanhar a leitura com uma bebida.

Restaurante: conheço alguns restaurantes que tem uma área verdeou jardim que permitem fazer um piquenique, ou almoçar embaixo de uma árvore como se estivesse no quintal de sua casa. Em outros restaurantes são oferecidas áreas com lareira. Ao final do Jantar a sobremesa, o licor ou o cafezinho é servido na frente da lareira e o papo pode continuar por horas.

Bar: ao invés de mesas alguns bares estão disponibilizando sofás, poltronas e mesinhas para apoiar a bebida tudo em frente a uma TV que normalmente passa jogos, lutas e até filmes. Ao invés de chamar a “galera” para sua casa todos combinam se encontrar no bar e assistem um jogo juntos. O melhor é quando o jogo acaba e ninguém precisa ficar arrumando a casa.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Estas empresas conseguiram replicar aquele clima de casa em seus negócios. Trouxeram o quarto, a cozinha, a sala, o quintal, o escritório e a sala de TV para dentro de seus espaços comerciais. Estas empresas oferecem experiências únicas para seus clientes com toda infraestrutura, serviços e atendimento superiores aos que você teria em sua casa.

Por outro lado, surge a contra cultura que leva toda esta infraestrutura para dentro da sua casa e transforma seu ambiente em uma experiência extraordinária para seus convidados. Um bom exemplo disso é de um chef de cozinha que leva toda a sua experiência e monta seu “QG” na cozinha da casa de seu cliente e chama o cliente e seus amigos/convidados para ajudarem a montar os pratos que ele prepara. Durante a preparação ele conta a história dos pratos do cardápio, explica a receita, conta detalhes da escolha dos produtos, tudo com bom humor e simpatia. Diferente dos exemplos iniciais neste caso a empresa vai até sua casa.

Tudo o que estas empresas fazem é proporcionar uma experiência única para seus clientes. O que você faz em sua empresa para proporcionar esta experiência diferenciada? Compartilhe conosco deixando seu comentário.

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast