O Selfie é um autorretrato, ou seja, uma foto que você tira de você mesmo, normalmente tirado com aparelhos de celular ou máquinas de fotografia digital. Já é uma mania entre os jovens e o nome desta prática ficou mais conhecido com a foto tirada na última cerimônia de entrega do Oscar que teve mais de um milhão de visualizações em poucas horas. Mas o que isso tem a ver com uma prática empreendedora?

Toda empresa precisa, de tempos em tempos, parar e tirar uma foto do atual estado das coisas. Esta foto é um diagnóstico da sua empresa e principalmente um instantâneo da imagem percebida do seu negócio. No Selfie, este autorretrato registra o momento e permite que você olhe aquela cena de outra perspectiva. Na empresa também é importante fazer este diagnóstico e perceber o momento atual da sua empresa e enxerga-la de fora pra dentro pois somente assim poderá corrigir eventuais falhas e projetar o futuro do negócio.

Nem sempre a imagem que eu quero que meu cliente enxergue da minha empresa é percebida da forma correta. Esta diferença entre a identidade da empresa e sua imagem podem trazer consequências devastadoras para o negócio. Vou dar um exemplo que por questões éticas não citarei o nome da empresa. Esta empresa tem mais de 50 anos, é percebida como sólida e tradicional e sua força está exatamente nesta longa experiência que transmite a confiabilidade que este produto precisa ter. Após uma reestruturação na empresa um novo Diretor de Marketing decidiu rejuvenescer a marca e toda sua comunicação ficou mais colorida e com jovens na cena. Isso confundiu quem já era cliente pois não identificavam na comunicação os elementos da marca como a tradição e por outro lado novos clientes que buscavam a jovialidade eram surpreendidos com a falta de inovação esperada.

Este tipo de erro é mais comum do que se imagina. Muitas vezes as empresas erram no tom da comunicação e na linguagem. É como tentar conversar com o jovem de hoje usando gírias da década de 70. Para evitar este tipo de erro é necessário constantemente a prática do “Selfie empresarial”. Entre os jovens quando tiram seu autorretrato e a foto não fica boa, eles simplesmente tiram uma nova foto corrigindo os defeitos da foto anterior. Infelizmente nas empresas está prática não é comum e os autorretratos/diagnósticos são raros não permitindo corrigir pequenos detalhes na percepção da imagem que o cliente tem da empresa.

Pratique o “Selfie Empresarial” frequentemente e corrija rapidamente esta diferença entre identidade e imagem. Não permita que os erros citados neste post aconteçam em sua empresa simplesmente por que existe esta falta de sincronia entre a imagem percebida pelo cliente e a que deseja transmitir devido ao longo tempo sem diagnosticar ou se autorretratar.

Você sabe qual a percepção que seus clientes tem da sua marca?

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast