Mais um termo da moda ou este veio para ficar. Conheça o que é o remarketing.

Imagine que você está em um supermercado com o carrinho de compras cheio e você recebe uma ligação de seu chefe pedindo que volte ao escritório urgente para resolver uma questão que não pode ser adiada. Você prontamente atende o chamado e deixa seu carrinho com todas as suas escolhas de produtos em um dos corredores do supermercado. Algumas horas depois, já com o problema resolvido, retorna ao mesmo supermercado, mas não encontra mais seu carrinho e tem que começar tudo de novo. Obviamente sua paciência não será a mesma e produtos antes colocados por impulso no carrinho agora serão ignorados.

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Se isto ocorresse em uma loja virtual com toda certeza a loja te devolveria um carrinho com todas as suas escolhas anteriores. Carrinhos de compra abandonados em lojas virtuais são frequentes e trabalhos de remarketing são cada vez mais comuns para atrair estes consumidores que abandonam os carrinhos para que retornem para comprar. Como na internet você pode armazenar muitas informações do consumidor é possível oferecer para ele, dias depois de uma visita ao seu site, uma promoção de um produto que tenha demonstrado interesse. É como se você pudesse entrar em contato com todas as pessoas que pararam para olhar a vitrine de sua loja presencial para falar mais sobre os produtos que ela ficou mais tempo “namorando” na vitrine.

No mundo presencial o cliente não deixa rastros porem na internet é muito fácil conhecer os passos, movimentos e preferências do consumidor mesmo sem perguntar nada para ele. As principais estratégias de remarketing acontecem com os links patrocinados do Google. Quando um usuário de internet clica em um anúncio de link patrocinado é armazenado no navegador do usuário um cookie que permite analisar o padrão de navegação e com isso oferecer mais para os possíveis clientes que abandonaram seus carrinhos de compra e que não compraram na primeira vez. Isso evita que tenha que aumentar sua audiência pois está qualificando, ou seja, você precisa conversar com menos pessoas pois se aprofundará apenas em clientes que demonstrarem interesse em seu produto.

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