A Coordenação da Receita do Estado do Paraná – CRE,  desenvolveu um sistema informatizado denominado DEIM – Desembaraço Eletrônico de Importação, para tratamento tributário do ICMS nas operações de importação do exterior realizadas por contribuintes paranaenses.
A finalidade da utilização do sistema é reduzir o trabalho operacional do importador, facilitar a interação com a Receita Estadual, padronizar procedimentos, auxiliar a aplicação da legislação estadual atinente às importações e agilizar a análise e liberação do processo de desembaraço. A apresentação de documentos, quando necessária, se dará de forma online.
Por meio do DEIM, o contribuinte poderá obter a guia de recolhimento (GR-PR/GNRE) ou de desoneração do ICMS (GLME), exclusivamente para as Declarações de Importação (DI) previamente registradas perante a Receita Federal do Brasil. O sistema não contém a DSI (Declaração Simplificada de Importação).
O sistema foi disponibilizado no dia 7/4/2014, e o uso será opcional até 31/5/2014, a partir de 2/6/2014, o tratamento tributário do ICMS na importação deverá ser realizado obrigatoriamente pelo Sistema de Desembaraço Eletrônico na Importação – DEIM.
Ressalte-se que para acessar o sistema o importador ou seu representante precisa se tornar usuário do portal de serviços Receita/PR da SEFA-PR. Tornando-se usuário, por meio da chave e senha previamente autorizadas, estará à sua disposição, o Sistema Desembaraço Eletrônico de Importação na área restrita do Receita/PR.
As orientações para utilização do sistema podem ser encontradas no Guia do Usuário, disponível no portal do DEIM no endereço www.fazenda.pr.gov.br.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast