Meu estímulo para tratar deste assunto foi uma conversa com um dos meus clientes de consultoria, onde a sua indignação fora: “por que o valor de compras foi semelhante ao valor de vendas do produto X neste mês“?

Para vender é necessário comprar… algo tão óbvio, mas, infelizmente, na maioria das vezes as compras acontecem sem um devido planejamento, e, estamos falando de muito mais variáveis do que se tratam cotidianamente.

Com frequência, afinal, essa é a principal “alma da gestão financeira”, comentamos sobre a necessidade de um perfeito planejamento, especialmente nos tempos atuais, onde a velocidade é imprescindível.

Neste caso, falamos da velocidade no giro dos estoques – quanto maior a velocidade no giro dos estoques, melhor a saúde financeira das empresas porque se requer menor volume de disponibilização do capital de giro.

Além disso, muitas outras variáveis necessitam sem consideradas quando se operacionalizam as compras… vamos a elas?

  • Análise das vendas – considerar o quê, quanto, quando, por quanto e para quando ocorrerão as vendas. É imprescindível comprar exatamente o que vai vender, na quantidade prevista, nas condições de custo e prazo previstos e no momento previsto;
  • Análise da capacidade produtiva – considerar a real capacidade produtiva e a programação de produção, para que as compras ocorram sempre imediatamente antes do consumo;
  • Análise das condições de mercado – considerar o que está acontecendo com o mercado… sazonalidades, variações cambiais, mudanças tributárias, …
  • Análise da concorrência – considerar o que está acontecendo com o mercado, quais ações estão ocorrendo na concorrência.

Toda compra deve acontecer tão somente depois de compartilhados as informações de todos os demais setores internos envolvidos: financeiro + produção + comercial + pessoal…

Então, faço-lhe uma única pergunta: SUAS COMPRAS SÃO PREVIAMENTE PLANEJADAS E COMPARTILHADAS?

Ah sim… mais um detalhe: qual resposta você daria para o meu cliente?

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast