Se você fosse apresentado para um homem que vive em 2114 (isso mesmo 2114) e que voltou 100 anos no tempo, que objetos apresentariam a ele que representasse este momento em que vivemos?

Eu apresentaria os seguintes objetos: celular smartphone, tablet, TV tela plana, vídeo game, uma central de streamings (Apple TV ou Roku 3), e um cartão de débito/crédito.

Olhei ao meu redor e esses objetos estão incorporados ao meu dia-a-dia, a minha rotina. Muitas vezes nem percebo quanta tecnologia existem por trás deles e quanto a humanidade evoluiu para que eles chegassem as nossas mãos. Muitas facilidades e conforto que temos com eles são fruto de vários anos de desenvolvimento de produtos em que milhares de pessoas se debruçaram em problemas para encontrar uma solução.

Será que este homem que está 100 anos no futuro daria risada destes objetos assim como damos risada da velha máquina de escrever, ou do telefone que precisava de uma telefonista para completar a ligação? Quantos ainda podem evoluir, crescer e se modificar?

Aqui não estou falando da evolução do ser humano, mas de produtos. Sei que é difícil separar isso, mas vamos tentar fazer este exercício. O que você está fazendo para modificar o objeto que você produz e comercializa na sua empresa? Como é a concepção e desenvolvimento de novos produtos no seu negócio? Quanto tempo e dinheiro você investe nisso?

Este homem de 2114 só viverá em um mundo diferente se você avançar naquilo que faz hoje. Cada pequeno passo somado nestes 100 anos fará a diferença no futuro. Desenvolvimento de produto deve ser uma regra constante em qualquer empresa.

Ok, mas o que isso tem a ver com marketing? Marketing é descobrir e atender necessidades não satisfeitas. Novas necessidades surgirão nestes próximos 100 anos e novos produtos serão desenvolvidos para atendê-las. Marketing vai muito além de vender e comunicar ele tem que estar presente no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Que outros produtos você acrescentaria nesta lista de objetos que podem representar nosso momento? Sua empresa se preocupa com a evolução dos produtos? Deixe seu comentário e ajude outros empreendedores a refletirem sobre isso. Afinal as ideias também evoluem.

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast