Após o retorno as suas empresas os nossos futuros franqueadores começaram a receber as consultorias.

Neste ano temos um time de 4 consultores com grande experiência em franchising para orientar o trabalho de formatação das 15 empresas participantes.

Os consultores que estão atendendo as empresas são Ricardo Guirado (Noroeste), George Baum (Oeste), Suhely de Moraes (Centro e Leste) e eu Erlon Labatut (Leste).

As consultorias são realizadas de maneira individual para cada empresa e seguem uma metodologia própria do Sebrae/PR.

A metodologia foi desenvolvida para garantir que todas as empresas recebam uma formatação de excelência, embasada nas melhores e mais modernas práticas do mercado.

A METODOLOGIA

Formatar uma empresa para a sua expansão através de franquias é em sua essência criar instrumentos que permitam a replicação de um negócio de sucesso. Estes instrumentos são os seguintes:

Manual da Franqueadora

Contém os processos da franqueadora, como por exemplo o processo de seleção e contratação de franqueados, o de homologação de fornecedores e o processo de apoio para a escolha do ponto comercial.

Manual da Franqueada

Este manual deve servir como principal referência para que o franqueado implante a sua unidade, a opere no seu dia a dia, faça a sua gestão de maneira adequada e ainda tem um excelente desempenho em vendas.

Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia é um documento obrigatório definido pela lei de franquias (lei 8955/94) que fornece informações importante para que o candidato a comprar uma franquia tome a sua decisão.

Minuta de Contrato de Franquia

A relação e as obrigações e direitos e deveres do franqueador e do franqueado são formalizadas através de um contrato de franquia.

Plano de Expansão

O sucesso de uma rede franqueadora depende da definição de uma boa estratégia de expansão e a sua correta implementação. Esta estratégia deve ser definida no plano de expansão.

 

Para a elaboração de todos estes documentos, muitas informações devem ser coletadas e decisões tomadas. A consultoria tem o papel de auxiliar o empresário nestas tarefas, e para isto foram elaboras 10 fichas técnicas para descrição em detalhe do negócio. Com base nas informações das fichas técnicas, os consultores poderão atuar no desenvolvimento dos instrumentos que serão formatados.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Além da análise do conteúdo das fichas preenchidas pelos empresários os consultores realizam sugestões sobre os métodos de trabalho e sobre a profundidade e exatidão do material desenvolvido.

Também é realizada uma simulação financeira do desempenho esperado dos franqueados e da franqueadora para garantir que os royalties e contribuições para o fundo de propaganda cobrados sejam suficientes para o crescimento sustentável da rede gerando lucro para o franqueador e para o franqueado.

As primeiras consultorias foram de muito trabalho e comprometimento total dos empresários demonstrando que realmente serão franqueadores de excelência.

Nos próximos posts trarei mais detalhes sobre as empresas e sobre o trabalho de consultoria que terá duração de 10 meses!

Até a próxima!

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast