Iniciamos as visitas às empresas selecionadas no dia 29/09.  Na foto, os participantes desta missão.

 

CASA SANTA LUZIA 

Iniciamos as nossas visitas pela Casa Santa Luzia, o grupo foi recepcionado pela Juliana e pela Flavia da área de marketing, assistimos a um vídeo que conta a história da empresa que foi fundada em 1926.

Participou também da visita o gerente de RH, o Vagner que colocou como seleciona e retém funcionários, atualmente são 520 funcionários. E sobre a sucessão familiar da Casa Santa Luzia que se encontra na quarta geração, mas que incorporou a profissionalização, contratando para alguns cargos de gerência, profissionais do mercado de trabalho.

A casa é repleta de uma variedade de produtos, são 29.000 itens, os clientes também encontram produtos exclusivos. O atendimento por especialistas, pode ser encontrado nos corredores da loja, como especialistas em cervejas e azeite, por exemplo, dão orientações sobre os produtos aos clientes no ato da compra.

O relacionamento com cliente, é um conceito a ser destacado, “ aqui o cliente sente que está no quintal da sua casa”, diz Flavia. “Evitamos trocar de lugar o produto de lugar, mesmo com o conceito de gestão por categoria”.

A forma atenciosa e única de atender cada cliente é mantida como uma das grandes e mais importantes heranças dos fundadores. Sempre há um deles nos corredores da loja para recepcionar os clientes. “E seguimos a filosofia de manter uma equipe muito bem treinada”, diz Flavia

A empresa, abriu mais canal de vendas, oferecendo cestas e alguns produtos dentro da sua variedade de itens pela sua loja virtual. E para manter os princípios dos fundadores de oferecer produtos de qualidade e um atendimento único, a estratégia da empresa é permanecer com um ponto de venda.

CHILLI BEANS

A loja conceito da Chilli Beans, vai além de uma loja, com vários projetos inovadores à novas experiência ao cliente, como um palco para apresentações, uma galeria de arte e uma área de customização, onde o cliente cria uma peça única e leva logo em seguida para casa.

Situada na Oscar Freire, no conceito de fast fashion, a loja oferece mais de 2.500 produtos da marca e apresenta ainda parcerias inéditas com estilistas e artistas.

Marca brasileira há 17 anos no mercado, oferece em sua loja conceito, onde fomos atendidos pelo subgerente Enrico, além dos óculos, camisetas, guitarras, bolsas, skates e bicicleta. A grande pimenta na fachada, segundo Enrico representa a entrada no mundo Chilli Beans, no mundo a pimenta, um grande painel de Led na entrada da loja, painéis de interação compõem o visual da loja.

GALERIA MELISSA

A sensorialidade é conceito que pode ser destacado na Galeria Melissa, com o cheiro característico dos sapatos da marca, onde fomos recepcionados pela Suelen. Além da fachada da loja que mais parece uma galeria de arte.

A exposição dos produtos como se fossem obras de arte é outro destaque da loja, coleções criadas por parceiros com total exclusividade, lançamentos de produtos especiais e exposições ligadas a temas como design, fotografia, moda, beleza e tecnologia, reforça a identidade da loja de reunir arte, moda de plástico. A marca investiu em inovação, lançando recentemente um produto inovador, sapatos que não tem um lado certo, podem ser usados tanto no pé direito quanto esquerdo, “ a cliente, pode comprar, 02, 03 ,04, 05 sapatos, não precisar comprar pares”, segundo a Suelen.

A marca Melissa nasceu em 1979, quando as sandálias usadas pelos pescadores da Riviera Francesa se revelaram uma ótima inspiração para criar sapatos feitos de plástico e têm o objetivo de ser uma alternativa ao comum para todos os tipos de clientes. O sucesso, desde então, foi enorme, meninas cresceram tendo a Melissa como parte de suas vidas. A marca vem se posicionando como uma peça de moda e design para todos os tipos de público.

CLIENTE OCULTO na rua Oscar Freire

Em três lojas da Rua Oscar Freire, Riachuelo, Adidas e Havaiana, o grupo realizou o cliente oculto, uma experiência de avaliação das lojas a partir dos conceitos de varejo como atendimento, layout, comunicação, visual, estímulos sensoriais, conveniência entre outros.

 

SHOPPING HIGIENÓPOLIS – ST MARCHE

O grupo conheceu a loja da St. Marche, rede de supermercados de luxo brasileira, seus conceitos de varejo como visual merchandising, design, experiência e compras e sensorialidades.

 

RAMO URBANO

Inspirada nas máquinas de conveniência, as chamadas vending machines, a empresária e designer de flores, Fátima Casarini, criou a Ramo Urbano que consiste em máquinas para vender flores, com objetivo de levar flores de qualidade e maior durabilidade ao dia a dia das pessoas. “Um buquê não precisa de um porquê. Foi pensando nisso que resolvemos inovar com uma vending machines só de flores.”

As máquinas são automáticas e tem opção de seis tipos de buquês, essas máquinas são as mesmas de comida de bebida, elas foram adaptadas para os buquês, mantendo as flores frescas e refrigeradas.

O grupo da missão técnica conheceu uma das máquinas que está localizada no Shopping Higienópolis. E logo após, o grupo foi até o ateliê da Ramo Urbano, conhecer a história da empresa, através da própria idealizadora que contou toda a sua trajetória como empresária, como entregou no segmento de flores, a criação da Flores online, a sua saída da empresa, até a criação da Ramo Urbano, com as inovadoras máquinas de vender flores. A empresária Fátima Casarini, reforçou a necessidade de os empresários sempre estar pensando em inovar e de ser criativo.

LE PAIN QUOTIDIEN

Na LE PAIN QUOTIDIEN, em português “pão cotidiano”, fomos recebidos pela Luana Rodrigues e Flávia Lorenzetti, que introduziu um pouco da história da rede belga de padarias.

A grande especialidade da rede, são os pães artesanais orgânicos, que levam apenas água, sal e farinha orgânica em sua receita, são amassados e moldados à mão e assado em forno de pedra sob o olhar atento de padeiros artesãos. São oferecidos outros produtos, como sobremesas, sucos e refeições, seguindo a linha orgânica e saudável.

Todas as lojas da rede, seguem três conceitos que são as mesas coletivas para estimular socialização, a padronização do layout e a valorização dos ingredientes e da cultura gastronômica local. Assim como toda sua mobília, a mesa comunitária é feita de madeira de demolição vindas diretos da Belga, como as louças que são utilizadas, xícaras, potes e pratos.

Realizamos uma visita na linha de produção da padaria que abastece as outras três lojas da rede.

FARM

Nossa última visita, foi à loja conceito da Farm, a Harmonia, onde fomos recepcionados pela a Claudia que nos contou sobre a proposta da loja de representar a essência da moda Rio de Janeiro, pelos 03 andares da loja. No primeiro andar o clima praiano, com elementos que transmite este clima, desde uma iluminação representando o sol, ao balcão de atendimento as ondas e Cristo Redentor na pintura das paredes. No segundo andar a proposta é representar a extensão de fora, onde os chãos dos provadores são de grama sintética e cortinas com tecidos verdes com estampas de plantas.

A construção da loja é toda ecológica e sustentável, reconhecida em 2008, com o prêmio Naja. Possui um sistema de reaproveitamento de água e as plantas naturais estão por toda parte.

O apelo ecológico do projeto do Triptyque, vem de encontro com o conceito da marca e proporcionou mais que uma loja, e sim, uma verdadeira experiência a quem a visita, uma mistura entre as estampas características da marca e a natureza.

Finalizamos o nosso dia com a palestra de Dagoberto Hajjar que iniciou falando sobre o contexto da economia brasileira, das dificuldades que virão para o próximo ano. Apresentou algumas tecnologias que estão disponíveis e que podem ser utilizadas pelas empresas do comércio varejista, algumas até de forma gratuita, como blog, facebook, QRCode, entre outros.

A mensagem final deixada pelo Dagoberto aos empresários, foi que um caminho “para minimizar os impactos previstos para o próximo ano, será através do uso inteligente da tecnologia pelas empresas, mas tem que começar agora”.

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