A economia do nosso país, o Brasil, vive um momento favorável, emprego em alta, nosso mercado interno se encontra forte e com cerca de 100 milhões de consumidores. De um modo geral a população está comprando e consumindo, estamos em patamares de desenvolvimento, sem falar que estamos realizando um grande evento esportivo, copa do mundo da FIFA que movimentando milhões em dinheiro na economia nacional e para os próximos anos ainda estaremos tendo reflexos econômicos deste evento sem contar que em 2016 teremos outro grande evento esportivo, as Olimpíadas aqui na nossa casa.

Sobretudo a este cenário favorável do desenvolvimento econômico nacional, destaca-se o mercado brasileiro das tecnologias da informação e comunicação que se encontra em expansão. Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida o crescimento desse segmento no Brasil, em 2013, foi de 15% quando a média global foi de 4,8%. De acordo com um estudo do International Data Corporation (IDC), o país ocupa a quinta posição no ranking que contabiliza os investimentos em TICs, com US$ 162 bilhões aplicado no último ano. “Apenas US$ 1 bilhão abaixo do Reino Unido”, informou Almeida. Nas primeiras colocações estão os Estados Unidos, Japão e China.

Para exemplificar a importância da tecnologia, basta examinar nosso cotidiano, onde vivemos momentos de grandes tráfegos de dados, informações e conexões intensas por tecnologias móveis, estamos sempre com nossos smartphones ou tablets em mãos, sempre online, navegando nas redes sociais armazenando fotos, flyers, documentos em datacloud ou dados em nuvem, sem falar nas transações empresariais que usam a tecnologia, enfim, nossa sociedade moderna está cada vez mais e mais dependente da tecnologia. Tudo isso está transformando nossas vidas e as relações pessoais e empresariais em especial a relação, fornecedor, empresa e consumidor permitindo a criação de valor aos negócios.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

 

Todavia, há o fato de que a concorrência interna neste mercado tecnológico nacional vem se tornando cada vez maior, sem falar aos empreendedores que têm que lidar com o interesse de empresas estrangeiras no nosso mercado. Pois o cenário para o mercado da tecnologia brasileira, baseado nos incentivos internos e na qualificação do capital humano, está cada vez melhor, e todo este ambiente vem se tornando extremamente atraente, para o crescimento do nosso mercado da tecnologia e lógico saltando aos olhos dos investidores internacionais.

Então, tenho que destacar aqui um horizonte que surge trazendo uma enorme janela de oportunidades, especialmente às micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% das empresas do país, mas é importante lembrar que nada irá acontecer com este universo de pequenos negócios se não houver uma preparação adequada para se tornarem mais competitivas, sustentáveis e inovadoras.

Aos empresários do setor da tecnologia da informação que por necessidade já se obriga a estar sendo preparado para a dinâmica da inovação, fica a reflexão como estão enxergando estas oportunidades? Tem como crescer ainda mais neste mercado da tecnologia? Comente sobre isso!!!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast