Quem trabalha com Comércio Exterior sabe das dificuldades de se obter informações das mais diversas naturezas. Quando procuramos, percebemos que os dados estão espalhados em 3 Ministérios, o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o de Relações Exteriores e o da Fazenda. Sem contar as informações provenientes da Receita Federal, Banco Central, Inmetro e outros Órgãos anuentes.

Chegar a um consenso nunca foi uma tarefa fácil, mas hoje, o governo federal lançou um portal único de comércio exterior, que objetiva unificar todos os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação no país. O objetivo da medida é simplificar as transações comerciais de compras e vendas do Brasil com o exterior. A ideia é que o portal único esteja “plenamente funcional” até 2017.

Os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informaram que a meta final do programa é reduzir o prazo de exportação de 13 para oito dias e o prazo de importação de 18 para dez dias. Com as medidas, estima-se que a economia anual das empresas que trabalham no comércio exterior poderá superar R$ 50 bilhões.

O novo sistema deverá integrar todos estes órgãos, reduzir a burocracia que o exportador tinha de enfrentar respondendo a estes órgãos individualmente. Isso não vai mais acontecer. Vai ser apenas um expediente eletrônico, que já será enviado para todos os órgãos do governo.

Em 2014, segundo o governo, será criado o “drawback integrado isenção web”, versão online do sistema de incentivo às exportações que eliminará o uso do papel nos processos. Também será permitido o envio de documentos digitalizados aos órgãos do governo que cuidam do comércio exterior.

Essa desburocratização dos processos de importação e exportação são com certeza muito bem-vindos, vamos esperar para ver se na prática vão efetivamente funcionar!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast