Ideias inovadoras surgem a toda hora, muitas destas ideias não dão certo. Isso não significa que devemos desistir do projeto, mas pode ser uma oportunidade de mudar o rumo do negócio.

Qual a importância de testar a ideia de negócio antes de gastar muito dinheiro?

Um ótimo exemplo de uma empresa que mudou seu rumo e é um dos grandes casos de sucesso é o YouTube (plataforma de armazenamento e compartilhamento de vídeo). YouTube foi iniciada em 2005, por seus fundadores Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o negócio inicial era atuar como um site de namoro por vídeo. Com problemas de crescimento, optaram por focar somente no compartilhamento de vídeos. No ano de 2006, o Google comprou a startup por 1,65 bilhões de dólares.

Se estes empreendedores não tivessem testado seu negócio e mudado, provavelmente teriam falido.

Existem várias formas de testar seu negócio fazendo uma pesquisa de mercado, vamos publicar aqui no site do Sebrae uma sequência de artigos que vão te ajudar a testar sua ideia.

A pesquisa de mercado deve ser uma parte importante na preparação e planejamento de um negócio; a pesquisa ajuda a moldar o seu marketing, recursos e plano de negócios e pode influenciar como e quem você pretende atingir, o ponto, preços e até mesmo alterar a sua ideia de negócio para se tornar mais rentável.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Hoje em dia a internet e as redes sociais têm tido um enorme impacto sobre o desenvolvimento de práticas de pesquisa de mercado, tornando a investigação ainda mais precisa e abrangente. Existe também uma oferta crescente de dados secundários (dados que já foram coletados por outras pesquisas) e relatórios disponíveis na internet sobre determinados mercados, que você pode usar na sua pesquisa de mercado.

No entanto, a importância de ir a campo, falando diretamente com os clientes, testando o seu produto ou serviço pessoalmente, através de suas interações com os usuários, é tão importante como era antes da internet.

Muitas vezes você vai descobrir que, enquanto informações gerais de mercado estão disponíveis, não há informações especificas para uma cidade ou região. Além disso, mudanças de clima econômico, crescimento, padrões de compra podem mudar de repente, fazendo pesquisas anteriores irrelevantes.

Nos próximos artigos vamos comentar sobre as principais áreas de pesquisa de campo, a fim de ajudá-lo a planejar e implementar uma pesquisa de mercado mais eficaz.

Você vai precisar saber mais sobre controle financeiro, cálculo de hora de trabalho, custo fixo, estoque, simples nacional, MEI, etc.

O Sebrae tem um projeto que se chama “ Começar Bem” que oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros recursos como cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo para concretizar o seu sonho de montar um salão de beleza e transformá-lo em um empresário de sucesso!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast