No marketing se fala muito em PDV (ponto-de-venda) e a sua importância para o resultado mas esquecemos que este um é excelente canal para o relacionamento com o consumidor.

Mas como o relacionamento pode acontecer se em muitos momentos ele está sozinho na frente do produto e tem que tomar uma decisão?

Quanto mais informação o produto passar maiores serão as chances dele se relacionar com o consumidor final. Esta informação não pode estar apenas na embalagem, deve estar na internet, na comunicação da indústria e do varejista e até no próprio ponto de venda. Uma equipe de atendimento treinada e capacitada pode fazer uma diferença muito grande no relacionamento com o cliente.

Por outro lado, a grande maioria dos produtos só tem a prateleira para se comunicar com o cliente. Se este é o seu caso e a informação não é o forte do seu produto não se preocupe, existem outras formas para se relacionar com o cliente. Outra fonte de oportunidades para o relacionamento do cliente no ponto-de-venda é a interação que a loja pode proporcionar.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Criar espaços em que o cliente pode mexer, testar e experimentar o produto pode gerar excelentes oportunidades para o cliente ficar mais tempo dentro da loja e consequentemente consumir mais. Estes cantinhos de interação deixam o cliente mais à vontade e tira o peso que toda compra traz, principalmente por ser um momento de decisão. Toda a decoração pode gerar um ambiente propício para compra e seu cliente cria um forte relacionamento com sua marca. Investir em iluminação, música e até em aromas para loja cria uma forte identificação do seu cliente com os seus produtos.

O PDV mais do que o momento de decisão da compra é o melhor momento para se relacionar com o cliente.

Sua empresa usa o ponto-de-venda para se relacionar com o cliente?

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast