Texto inspirado no Guia para a Inovação – Instrumento de orientação de ações para melhoria das dimensões da Inovação – SEBRAE/PR

Se você tem um problema, então você precisa de um design… Esta é uma das áreas mais propícias à inovação, quando a gente pensa em inovar em um produto, logo vem à mente uma nova embalagem para deste produto, trazendo mais comodidade ou facilidade de uso. Neste sentido cabe ressaltar que o trabalho de um design é fundamental, o design caracteriza um processo de mudanças, como alterações no desenho, na cor e em algumas circunstâncias o aperfeiçoamento na funcionalidade do produto.

As soluções de design são bastante criativas e buscam ser muito especializadas e exigem profissionais qualificados. Além de empresas de design, existem várias organizações sem fins lucrativos que oferecem este tipo de trabalho. Assim, ao utilizar métodos e processos atribuídos aos designers, você estará priorizando a criatividade e usando perspectivas inovadoras para solução de problemas.

Seguem algumas sugestões de melhoria nos produtos por meio do design segundo o Guia para a Inovação:

  • Facilitar o uso

Exemplo: Um empresário criou a “mesa elástica modulável”. Fechada, a mesa tem as medidas usuais, mas, aberta, pode oferecer até 20 lugares.

  • Aumentar a segurança

Exemplo: Tampa de segurança, para impedir a abertura por crianças, em recipiente de produtos químicos de uso doméstico.

  • Tornar o produto ou sua embalagem mais atraente ou com maior visibilidade junto aos possíveis compradores.
  • Criar diferenciação

Exemplo 1: A adição de funcionalidades permite a criação anual de modelos novos de automóveis, incentivando a substituição.

Exemplo 2: Um fabricante de cachecóis pode, por meio do design, produzir um cachecol com bolso. Devido a originalidade, resultou em um produto com maior margem de ganho e maior atratividade no mercado.

  • Oferecer benefício

Exemplo: Promoção Ponto Zero, da Porto Seguro. A empresa oferece desconto de 5% para motoristas sem pontos na carteira, criando um diferencial de preço, com ganho no relacionamento e reduzindo o risco, pela seleção dos clientes.

Crie diferenciação para sua empresa, busque soluções inovadoras para problemas complexos, ou mesmo para pequenos problemas, um ponto de vista importante é ser empático com consumidor, coloque pessoas especializadas no centro do desenvolvimento de projeto de design para gerar resultados mais desejáveis e ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

Vale lembrar que o design original dos produtos pode ser protegido por meio de registro do “Desenho industrial” junto ao INPI.

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