Durante o 34º ENAEX que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, o Ministro da Indústria e Comércio Armando Monteiro destacou a importância dos instrumentos de apoio e fomento às exportações como o Reintegra, que precisa ter os pagamentos regularizados, e o Proex Equalização, cujas operações já foram retomadas pelo Banco do Brasil e pelo Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig). Na ocasião falou que o Proex é um instrumento importantíssimo para os exportadores e que este ano acredita que o orçamento estará adequado à demanda, ressaltando o aumento dos limites do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), ampliando a cobertura do fundo.
Reiterou que os regimes tributários drawback e de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (Recof) são muito importantes e precisam ser aperfeiçoados.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez um pronunciamento onde disse que o momento pelo qual o país passa é ideal para olhar os itens estruturais e fundamentais, que temos uma política monetária e cambial realistas, condizente com uma economia de livre iniciativa, e que percebe que a conta corrente começa a se equilibrar e já registra superávit na balança comercial. Destacou também a importância da parceria com o MDIC onde trabalham juntos no aperfeiçoamento do Proex, que nunca teve bases tão sólidas como agora, e também na ampliação da alavancagem o do FGE, melhorando as ferramentas de apoio ao exportador.
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!