Como você chama quem adquire ou usa seu produto ou serviço? Alguns chamam de cliente, outros de consumidor, há ainda quem chame de comprador ou de freguês. No hotel é hóspede, na Universidade é aluno, no hospital é paciente, para a Receita Federal é contribuinte, na internet é usuário, para o governo é cidadão, para um escritor é leitor, para o político é eleitor, para um programa de TV é telespectador, para rádio é ouvinte e para um artista é simplesmente público.

Esta mistura de nomenclaturas mostra que assumimos papeis diferentes em cada momento de escolha ou compra. Podemos dizer que além destes papeis temos também alguns perfis que atingem diretamente o resultado final do processo de compra. Um dos perfis que muitas vezes é esquecido é o influenciador; não compra nem usa, mas indica e exerce um forte poder no momento da decisão da compra. Muitas vezes compramos apoiados por outras pessoas mais experientes e neste caso as empresas devem atingir com sua comunicação e relacionamento também este personagem. Outro perfil que é esquecido é o de pagante, ele também não compra e não usa, mas financia quem vai adquirir o produto e não é raro quando ele quer saber como será utilizado o dinheiro dele.

Isso demonstra a complexidade para atingir, com suas estratégias de marketing, a pessoa que vai adquirir seu produto ou serviço. Quanto mais você conseguir conhecer o seu cliente, maiores serão as chances de obter um excelente resultado. Não basta ter informações de contato como nome, telefone ou e-mail, é preciso conhecer seus desejos e necessidades e como ele convive com outras pessoas que podem influencia-lo. Para armazenar todas estas informações você pode usar softwares que hoje em dia estão cada vez mais baratos e se duvidar encontrará até gratuito na internet. Transformar toda esta informação em conhecimento que te ajude a tomar decisões mais assertivas fará diferença.

Como você chama quem adquire ou usa seu produto ou serviço? Deixe seu comentário e compartilhe com outros empreendedores suas experiências.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast