Metodologia Origens Paraná
A metodologia do Origens Paraná está dividida em níveis de atuação e tratam da análise do potencial, estruturação, mercado diferenciado, visibilidade e união.
Níveis de atuação da metodologia do Origens Paraná

1) Avaliação de Potencial – avaliar se o território/produtos/serviços podem ser IG ou Marca Coletiva. Atua também no Pertencimento: apoiar produtores para compreender e ter orgulho do potencial e de seu território;
2) Estruturação – para busca de registro conforme o INPI para IG ou Marca Coletiva;
3) Mercado Diferenciado – estruturar planejamento para mercado diferenciado para grupos de produtores com registro ou prestes a obtê-lo;
4) Visibilidade – disseminar os conceitos de IG e Marcas Coletivas em nível local, nacional e internacional; e
5) União – fortalecer a integração entre produtores, entidades, mercado e governo por meio do Fórum e suas ações.
Primordialmente, os eixos 1), 2) e 3) foram relacionados com o nível de maturidade dos grupos, sendo:
- Grupo 1/Nível 1 – quando o grupo de produtores ainda não iniciou o processo e precisa validar se tem potencial; bem como se os produtores estão engajados com a causa;
- Grupo 2/Nível 2 – quando o grupo de produtores já conhece seu potencial e já tem uma governança fortalecida e
- Grupo 3/Nível 3 – quando o grupo de produtores já possui o registro ou está prestes a obtê-lo e precisa estruturar estrategicamente o mercado diferenciado para o produto de IG ou Marca Coletiva.
Os eixos 4) e 5) são transversais e as ações a serem planejadas irão impactar diretamente os 3 grupos
Necessidades e ferramentas para os Níveis 1, 2 e 3
Nível I – Análise de Potencial
Necessidades:
- Tornar mais disponível os conhecimentos existente;
- Aproximar a universidade da sociedade e dos produtores/organizações (teoria e prática);
- Tornar a pesquisa universitária mais próxima e aderente às demandas do mercado;
- Organizar o desenvolvimento territorial.
Ferramentas:
- Capacitar “online” (material digital -portal);
- Produção de vídeos;
- Realizar pesquisas (levantar as demandas de pesquisas);
- Disponibilizar diagnóstico de potencialidades (autoavaliação e com apoio Sebrae para consultoria);
- Rodada de mentorias (trimestral quando houver diagnósticos para avaliação);
- Detalhar a metodologia adotada pelo Origens Paraná para ambientação para todos os níveis.
Nível II – Estruturação
Necessidades:
- Fortalecer a governança de produtores e as lideranças locais (vale salientar que pela metodologia do Origens Paraná a governança é conhecida/instituída no grupo 1/eixo 1);
- Estruturar os itens apontados pela Instrução Normativa PR nº 095/2018, de 28/12/2018, que estabelece as condições para o registro das Indicações Geográficas.
Ferramentas:
- Capacitação de líderes;
- Rodada de mentorias (quando houver documentação estruturada para protocolar o pedido de registro junto ao INPI);
- Disponibilização do toolkit via portal com informações relacionadas a conceitos, registro e alterações, controle e caderno de especificações e tendências;
- Capacitação/consultoria para estruturação considerando a IN 95/2018.
Nível III – Mercado Diferenciado
Necessidades:
- Aproximar o produtor do consumidor final;
- Criar experiências;
- Evidenciar as diferenças que os produtos com IG ou Marcas Coletivas apresentam e promover vendas conjuntas e pontos de vendas estratégicos para mercado diferenciado – Origens Paraná.
Ferramentas:
- Criar ferramenta específica para mercado diferenciado com IGs e ou Marcas Coletivas;
- Atualizar o portal Origens Paraná vinculado a QRCode em rótulos, banners e afins;
- Participação estratégica em feiras, eventos, mídia e rodadas de negócios;
- Aprimorar e utilizar ferramentas para rastreabilidade;
- Ter um selo único para IGs Nacionais.