Em cada dez novos empreendedores, ao menos três querem saber o que está “dando” dinheiro. Esta pergunta é ouvida diariamente em nossos atendimentos no Sebrae/PR.

Mas como este espaço é um espaço de oportunidades, vou revelar aqui segredos ultrassecretos dos negócios que vão fazer seus investimentos multiplicarem.

O primeiro segredo é escolha o setor correto para sua atuação, o próprio setor será sua fonte de financiamento e longevidade.

O segundo segredo é composto por outros vários, como escolher o setor correto?

  1. Verifique se o setor esta em crescimento:independente se o setor é grande ou pequeno, o importante é constatar se está em fase inicial de decolagem, pois você e sua empresa pegarão carona neste foguete e conquistarão as alturas. É muito mais fácil conquistar um espaço ainda não explorado, do que disputar terreno em lugares já habitados há tempo.
  2. O setor é rentável?Rentabilidade neste caso é a margem de lucro que o mercado aceita sobre o produto ou serviço ofertado. Por exemplo: no setor se serviços há uma margem média de 20% sobre o faturamento, em uma rede de distribuição de produtos alimentícios pode chegar a 15%, e uma indústria de metalurgia próximo a 5%. Desta forma, antes de iniciar o negócio, decida por setores rentáveis. Neste caso, não esqueça da sazonalidade e a concorrência.
  3. Concorrência:falando em concorrência, os dois itens acima, possuem relação com concorrência. Mas se decidir entrar num setor altamente competitivo, tenha estratégias definidas e uma proposta de valor clara para o cliente. Há espaço de melhorias em quase todos os setores, baste ter um olhar crítico sobre ele.
  4. É possível começar com pouco investimento?Se for possível optar por um negócio, escolha o de menor investimento inicial. Claro que, coo diria meu professor de economia, “quanto maior o investimento, maiores serão os resultados, e o risco”. Pois bem, se você não possui fortunas, é melhor iniciar pequeno e ir crescendo paulatinamente. Fracassar tendo investido vinte mil é diferente de um investimento de milhões, principalmente o tamanho das dívidas e o tempo de recuperação.

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

  1. Momento econômico do país, estado e município:o momento econômico ajuda a entender quais classes econômicas estão com maior poder de consumo, e assim, definir o público-alvo e amadurecer o setor do seu negócio, o crédito torna-se mais acessível e tudo parece estar a favor. Porém se o vento não estiver a favor, e for possível esperar, tenha paciência!
  2. Localização:tanto para varejo, serviço e indústria, localização significa estar mais próximo ao cliente, reduzir a distância entre fornecedor e consumidor e também diminui o investimento em divulgação e frete.
  3. Invista em gestão:os itens acima apresentam sinal verde? Com uma gestão eficaz é possível potencializar e vislumbrar um futuro próspero. Pois o que garantiu a sobrevivência de diversas empresas em tempo difíceis, foi a gestão. Para quem não é familiarizado com planilhas e cálculos, hoje existem software que fazem mágica com seus números e de fácil manuseio. Além do Sebrae/PR que disponibiliza capacitações específica para suas necessidades.

Bom, só te peço uma coisa, não vai sair por aí espalhando hein!

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast