Em cada dez novos empreendedores, ao menos três querem saber o que está “dando” dinheiro. Esta pergunta é ouvida diariamente em nossos atendimentos no Sebrae/PR.
Mas como este espaço é um espaço de oportunidades, vou revelar aqui segredos ultrassecretos dos negócios que vão fazer seus investimentos multiplicarem.
O primeiro segredo é escolha o setor correto para sua atuação, o próprio setor será sua fonte de financiamento e longevidade.
O segundo segredo é composto por outros vários, como escolher o setor correto?
- Verifique se o setor esta em crescimento:independente se o setor é grande ou pequeno, o importante é constatar se está em fase inicial de decolagem, pois você e sua empresa pegarão carona neste foguete e conquistarão as alturas. É muito mais fácil conquistar um espaço ainda não explorado, do que disputar terreno em lugares já habitados há tempo.
- O setor é rentável?Rentabilidade neste caso é a margem de lucro que o mercado aceita sobre o produto ou serviço ofertado. Por exemplo: no setor se serviços há uma margem média de 20% sobre o faturamento, em uma rede de distribuição de produtos alimentícios pode chegar a 15%, e uma indústria de metalurgia próximo a 5%. Desta forma, antes de iniciar o negócio, decida por setores rentáveis. Neste caso, não esqueça da sazonalidade e a concorrência.
- Concorrência:falando em concorrência, os dois itens acima, possuem relação com concorrência. Mas se decidir entrar num setor altamente competitivo, tenha estratégias definidas e uma proposta de valor clara para o cliente. Há espaço de melhorias em quase todos os setores, baste ter um olhar crítico sobre ele.
- É possível começar com pouco investimento?Se for possível optar por um negócio, escolha o de menor investimento inicial. Claro que, coo diria meu professor de economia, “quanto maior o investimento, maiores serão os resultados, e o risco”. Pois bem, se você não possui fortunas, é melhor iniciar pequeno e ir crescendo paulatinamente. Fracassar tendo investido vinte mil é diferente de um investimento de milhões, principalmente o tamanho das dívidas e o tempo de recuperação.
- Momento econômico do país, estado e município:o momento econômico ajuda a entender quais classes econômicas estão com maior poder de consumo, e assim, definir o público-alvo e amadurecer o setor do seu negócio, o crédito torna-se mais acessível e tudo parece estar a favor. Porém se o vento não estiver a favor, e for possível esperar, tenha paciência!
- Localização:tanto para varejo, serviço e indústria, localização significa estar mais próximo ao cliente, reduzir a distância entre fornecedor e consumidor e também diminui o investimento em divulgação e frete.
- Invista em gestão:os itens acima apresentam sinal verde? Com uma gestão eficaz é possível potencializar e vislumbrar um futuro próspero. Pois o que garantiu a sobrevivência de diversas empresas em tempo difíceis, foi a gestão. Para quem não é familiarizado com planilhas e cálculos, hoje existem software que fazem mágica com seus números e de fácil manuseio. Além do Sebrae/PR que disponibiliza capacitações específica para suas necessidades.
Bom, só te peço uma coisa, não vai sair por aí espalhando hein!
COMPARTILHE
Este conteúdo foi útil para você?
COMENTE E COMPARTILHE
PRECISANDO DE MAIS INFORMAÇÕES?
Não se preocupe, o Sebrae possui outras soluções que podem te ajudar
CURSOS E EVENTOS
Possuímos uma grande lista de cursos dentro das mais diversas áreas, tanto presencial quanto online. Confira!
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Tenha acesso a profissionais especializados para atender todas as suas necessidades. É fácil, é rápido, é seguro!