Recentemente um colega de trabalho mostrou-me um vídeo de um reality show de música, no qual a Freira Cristina Scuccia surpreendia a todos os jurados com seu enorme potencial vocal e uma bela interpretação de uma música da “Alicia Keys”, ela simplesmente arrasou.

A cada jurado que se virava e percebia que era uma Feira que estava incrivelmente interpretando uma música pop, a reação dos jurados em seus olhares era de total espanto, imagino que eles deviam se perguntar: “Como é que pode essa Freira cantar desse jeito?”

E tudo isso por causa de um tal de “estereótipo”.

Segundo a Wikipédia, a palavra estereótipo significa: “É a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade.”

Mas o que essa história tem a ver com o seu negócio?

Pode ter muito a ver… Quando um Cliente entra sua empresa, será que antes mesmo de cumprimentá-lo você já não está o estereotipando a partir da roupa que ele está utilizando ou do jeito de falar?

E quando você vai negociar com algum parceiro ou fornecedor, os seus estereótipos não estão ditando suas estratégias de negociação? Você pode perder boas oportunidades através do lado do ruim dos estereótipos.

“Desconstrua-se”, essa pode ser a melhor maneira de se livrar dos estereótipos. Lembre-se do vídeo da Freira, antes de sair estereotipando as pessoas, “desarme-se”, encare cada Pessoa como indivíduo único.

Bons Negócios!

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?


Este conteúdo foi útil para você?

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast