Os Grupos do Alto da Julio e Rondon foram em busca de novos saberes…. ao encontro de experiências exitosas organizaram uma caravana para conhecer os projetos de Marau, Nova Petrópolis e Gramado.
Em Marau tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de revitalização da Rua Julio Borella que concretizou o sonho de ter uma rua com mobiliário urbano, iluminação com fiação subterrânea, calçadas amplas e de qualidade elevada. A Associação Comercial do Município, Sebrae, Prefeitura Municipal e grupo de arquitetos apresentaram todos os desafios que enfrentaram ao longo da mudança da rua.

Em Nova Petrópolis a Associação Comercial e o Sebrae recepcionaram o grupo de visitantes apresentando as ações integradas que desenvolvem. A cidade é considerada a capital Nacional do associativismo e baseia-se na organização e embelezamento para atrair turistas. A identidade é baseada na cultura alemã que inspira a arquitetura e as festas locais.

Enfim a caravana chega a Gramado! Bela cidade, de nome reconhecido no cenário de turismo Nacional sendo o terceiro lugar mais visitado do Brasil, recebendo por ano cerca de 4 milhões de turistas e tendo sido eleita pelo terceiro ano consecutivo o melhor roteiro do Brasil em turismo. O secretário de turismo e o secretário executivo da CDL receberam o grupo e num bate papo informal onde contaram as estratégias desenvolvidas em parceria para atrair e provocar o retorno de quem conhece Gramado.

A cidade tem um plano diretor que é seguido rigidamente estipulando normas claras e que são cumpridas para manter a cidade limpa, organizada e florida.
A cidade destaca-se também pelo grande número de indústrias de chocolate e móveis. Além de sediar inúmeros eventos nacionais, como o festival Internacional de Gramado.
A Rua Borges Medeiros é uma das ruas principais da cidade que sofreu intervenções para atrair turistas e realizar eventos em diversas datas importantes, dentre as quais a maior delas que é o natal.
A visita a Gramado, Marau e Nova Petrópolis foi uma aula de que as cidades que escolhem desenvolver-se baseadas e fortalecidas pela sua cultura provocam resultados e experiências de sucesso. O aprendizado foi grandioso!

 

 

Receba conteúdos exclusivos do Sebrae direto no seu email.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Este conteúdo foi útil para você?
Sim0
Não0

Ei!? O que você achou deste conteúdo?
Compartilhe sua experiência

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os campos são obrigatórios.




Privacy Preference Center

Diminuir ou aumentar fonte
Contrast