Olá pessoal,

Querem saber como foi nosso segundo dia de Missão?

Pela manhã, foi realizado o Workshop “O Modelo de Negócio Mais Eficiente para Cada Desafio” e foi ministrado pela Prof.ª Elisa Balabram.

Foram abordadas as etapas para construção do Canvas:

Clientes (segmentos): Quem são os clientes mais importantes? Para quem preciso entregar mais valor?

Proposta de Valor: Qual é o negócio, seu foco? O que o cliente recebe?

Canais: Como entrego o valor para os clientes? Como eles querem receber?

Relacionamento com clientes: Como falo com meus clientes? Como eles falam comigo?

Receitas: Quanto os clientes querem pagar? Quais as formas de pagamento? Quais os métodos de cobrança? Como será a venda? Aluguel, Venda, Leasing, entre outros? É uma empresa Freeming?

Recursos: Quais são as pessoas que irão trabalhar? Quais máquinas? Qual a fonte de recursos?

Atividades (processos): Vendas, compras, produção, logística?

Parceiros: Quais serão os principais fornecedores? Quais parceiros poderão ajudar nos negócios?Custos: Quais os principais custos fixos e variáveis? Qual o investimento que será feito?

A professora da Baruch College enfatizou que nas empresas a operação precisa obedecer a estratégia, não o contrário.

Os participantes fizeram uma atividade de preenchimento do Canvas dos seus negócios atuais, podendo trocar informações entre todos, buscando ideias e fazendo um compromisso de aplicação prática no retorno da viagem, das estratégias priorizadas.

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A reflexão do dia foi: A criatividade vem antes do lucro?

Após o almoço, visitamos a Brooklyn Bewery, uma cervejaria. A visita foi conduzida pelo empresário sócio Eric Rottaway.Abaixo uma breve descrição do negócio:

“A Brooklyn Brewery produz cerveja. Oferece cervejas perenes, sazonais e grandes garrafas. A empresa também atua na venda on-line de vestuário e utensílios de bar, e livros. A Brooklyn Corporação de Cervejaria foi fundada em 1987 e está sediada no Brooklyn, Nova York.

No ano de 2013, a Brooklyn Brewery teve $ 50 milhões em receita e 216 mil barris de cerveja vendidos. ” Quer saber mais sobre a empresa? Clique em www.brooklynbrewery.com

No final do dia, retornamos à Baruch para reunião de fechamento e avaliação das atividades. Debate sobre os principais aprendizados do segundo dia e reflexões de como incorporar os conhecimentos adquiridos nas empresas dos participantes.

Discussão sobre as informações que o empreendedor Eric apresentou, que foram:

– Seu principal diferencial competitivo são seus funcionários e criatividade. Nenhuma ideia é descartada. Se um apresenta algo novo, ele solicita a ele: o que faremos com isso? Ganharemos dinheiro de qual forma?

– Ele não faz Focus Group, pois se seus funcionários gostam da cerveja, a lançam e testam o produto.

-A empresa é a única que não paga pelo espaço de venda nos Estados Unidos.

Sua estratégia de expansão é ter calma e “pés no chão”, sendo que seu diferencial é o design da marca e embalagens, bem como a inovação.

Amanhã o tema de estudo e visita técnica será as diferentes possibilidades de crescimento: mercado, finanças e resultados. Continue nos acompanhando!

Até amanhã!

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