Boas Vindas

Neste blog você encontrará informações sobre a missão técnica que se realizará em Curitiba entre os dias 22 a 24 de agosto de 2010.

O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio, promovem mais esta ação que faz parte do Programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade.

As visitas técnicas serão uma oportunidade para conhecer de perto a experiência de Curitiba no comércio varejista.

Aguardem novidades!

Por Jocelei Fiorentin

Programação da Missão Técnica de Curitiba

As missões técnicas do varejo foram desenvolvidas pensando em profissionais como você, empresários do varejo que querem:

-Conhecer novos padrões de formatos e operações de varejo;

-Trocar idéias com empresários e executivos de diversos segmentos;

-Aumentar a sua rede de relacionamento;

-Repensar o seu próprio negócio;

-Adaptar as inovações observadas

Você observará na prática as principais fórmulas de sucesso de lojas referência no comércio varejista de Curitiba.

Confira a programação:

22/08(domingo)

19 horas – check-in no hotel e workshop de abertura

23/08(segunda-feira)

Dia destinado às visitas técnicas e workshop

24/08 (terça-feira)

Dia destinado às visitas técnicas, workshop e encerramento

 

Dia 23 de agosto de 2010 – Experiências do primeiro dia

Empório Rosmarino e Cuore di Cacao

A segunda visita técnica do grupo foi à empresa Empório Rosmarino que é uma boutique gastronômica especializada em massas recheadas congeladas. A empresa é familiar e sob o comando da chef Solange Schneider as massas produzidas artesanalmente ganharam novas e criativas combinações que encantam o paladar. Uma grande variedade de recheios, tradicionais ou contemporâneos, combina-se com molhos especialmente desenvolvidos.

No mesmo espaço, se complementa com a loja Cuore di Cacao, com produção própria de chocolates e bombons, com design próprio e inovador, prezando por matéria prima de alta qualidade. Além disso, o espaço foi projetado com sala para eventos, degustação, aulas e reuniões.

É uma empresa essencialmente familiar, com distribuição muito clara das competências e afinidades para cada loja e produção, bem como, em cada área de gestão dos negócios. Uma das estratégias está na capacitação altamente especializada e participação em feiras nacionais e internacionais como um diferencial para estar à frente do seu segmento, inclusive com reconhecimento de competência por profissionais e empresas em nível internacional. Atualmente planejam a instalação de novas lojas próprias em outros locais do País.

Site: www.emporiorosmarino.com.br e www.cuoredicacao.com.br

SEBRAE

Iniciamos a manhã, conhecendo a estrutura do SEBRAE sede Curitiba, onde o grupo ouviu as boas-vindas do Gerente da Regional Centro Sul José Ricardo e na sequencia teve a oportunidade de conhecer as soluções que o SEBRAE e a FECOMÉRCIO desenvolveram para o segmento de varejo, através do seu coordenador Osmar  Dalquano.

Boutique de Rua

Ainda na sede do SEBRAE, o grupo recebeu a visita da Boutique de Rua. Ao invés de ir até a loja, os participantes tiveram a sua primeira experiência, recebendo a empresa.

A Boutique de Rua é uma empresa sobre rodas, nasceu em 2008 e foi criada a partir das dificuldades da atividade da venda ambulante no setor do vestuário feminino. Essas dificuldades iam desde o ambiente impróprio para abordagem das clientes e na provação das roupas, até a dificuldade de cobrança.

Diante dessas dificuldades, a Sra. Fabiane, experiente como “sacoleira” a 4 anos, juntamente com seu esposo que trabalhava no setor de revenda de automóveis, que no momento também enfrentava dificuldades de mercado gerada pela crise imobiliária, aliaram a capacidade de abordagem ativa no mercado e a experiência com veículos e  inovaram com a ideia da criação uma loja que fosse até seus clientes.

A Empresa possui estratégia diferenciada no mercado, sendo uma loja móvel de confecções que vai até as empresas e aos eventos, de forma agendada e organizada, para atender os clientes. A agenda é concorrida.  Atualmente a empresa, está em análise para concessão da marca.

A Boutique de Rua possui outros diferenciais em relação às lojas fixas de rua, tais como: Logística e abordagem de clientes, estratégia de marketing, efetivação de parcerias e apresentação de novidades e exclusividade aos clientes.

Site: www.boutiquederua.com.br

Artha

Na empresa ARTHA fomos recebidos pelos proprietários Mariana e Cristopher. A Artha é uma loja de confecções feminina e de acessórios, com produção própria de peças exclusivas e edições limitadas, utilizando matéria-prima complementar que atende ao conceito de sustentabilidade, criando uma identidade da marca e “design” próprios para o mercado, formando um público fiel ao conceito da moda proposta.

A empresária e seu esposo sócio desenvolveram o Planejamento Estratégico e cuidam para monitorá-lo sem perder o foco da marca e da missão, por isso planejam a mudança do PDV para melhor localização em favor dos clientes e gerar mais venda de impulso.

Site: www.arthacuritiba.com.br

Galeria Lúdica

 Ainda antes do almoço o grupo foi conhecer a experiência da Galeria Lúdica que nasceu depois de 05 anos de pesquisa e planejamento, com orientação do Sebrae.

O seu modelo de gestão é de forma colegiada entre os principais profissionais envolvidos.

A galeria Lúdica apresenta um novo conceito que reúne moda, galeria de artes e a gastronomia com design, inovação e criatividade formando mix de produtos e serviços que promovem a experiência de compras positiva num ambiente moderno para os clientes. É um ponto de encontro de mentes jovens e criativas, aproximando as pessoas do sofisticado ao alternativo, do casual ao contemporâneo. Como estratégia de marketing, realiza eventos como o Mega Bazar lúdico que está na sua 6ª edição e objetiva lançar novos criadores, também se utiliza da loja virtual, e das mídias sociais como: twitter, blog e mídias espontâneas, resultado do envolvimento com a cultura e com o trabalho em desenvolvimento de restauração do bairro São Francisco. A loja oferece peças exclusivas, tem um público alvo de jovens de 16 a 35 anos

Site: www.galerialudica.com.br

Barbearia Clube

A primeira experiência a ser visitada na primeira hora da tarde foi a Barbearia Clube. Iniciada em dezembro de 2007, depois de 05 anos de estudos e planejamento, a empreendedora Meire Ferreira Pinto decide abrir seu negócio. A ideia de abrir a barbearia surgiu através de uma pesquisa, quando ela trabalhava em uma distribuidora de cosméticos e percebeu uma demanda cada vez maior, por produtos de beleza masculinos, mostrando que os homens estão cada vez mais vaidosos. O conceito do negócio é o da reinvenção do segmento.

A ambientação da loja foi estudada e elaborada com decoração típica de uma barbearia tradicional e como um bar, com poltronas, mesa de bar de madeira, geladeira com cervejas diversas, quiosque de doces simples, máquina de café expresso, whisky, tv de LCD.

A barbearia ainda oferece como serviços o Dia do Rei onde foram criados três pacotes com uma seleção de serviços à escolha do cliente, tratando-o como uma majestade. Outro serviço é o dia do Noivo, com espaço específico para cuidar do noivo e seus convidados, trabalhando a ideia da “despedida de solteiro”.  O Clube Barbearia é um outro diferencial deste negócio, oferecendo segurança e qualidade aos seus clientes. A empresa abriu duas franquias em Curitiba e região metropolitana e está lançando o serviço de capacitação de barbearia oferecendo cursos para qualificar profissionais porque percebeu uma grande deficiência de profissionais no mercado e a estratégia identificada, é qualificar pessoas com alguma deficiência que pudessem ser aproveitadas no mercado de trabalho. A empresária busca constantemente parceria com fornecedores com foco na inovação está entrando na divulgação através do twitter e outras ferramentas no mundo virtual.

Site: www.barbeariaclube.com.br

Decathlon

A Decathlon é uma empresa francesa, que foi inaugurada no dia 21 maio de 2010 próximo ao Parque Barigui em Curitiba, sendo a décima unidade inaugurada, a primeira fora de São Paulo.

A estratégia de instalação em Curitiba se deu em função da região apresentar as quatro estações do ano, fator esse que atende a essência do negócio Decathlon que se propõem a oferecer produtos aos esportistas amadores, profissionais e usuários de todas as modalidades, tanto individuais como coletivas. Em 1976, Michel Leclercq inaugurou a primeira grande loja de auto-serviço no segmento de esportes e lazer em Englos, próximo de Lille, ao norte da França. Trata-se de um conceito totalmente novo: equipar todos os esportistas, de iniciantes a profissionais, pelo melhor preço possível, tudo sob o mesmo teto.

A Decathlon também desenvolve produtos de marcas próprias em suas unidades na França. Mantém relacionamentos com esportistas que opinam sobre características e benefícios dos produtos e esses são desenvolvidos nos laboratórios das unidades produtivas espalhadas pela França.  A estratégia de venda da Decathlon está no auto-atendimento, disponibilizando grande variedade e diversidade de produtos de todos os tipos de esportes, com tudo o que envolve a sua prática, a loja tem corredores amplos com disposição de cestas entre os corredores, possuem estratégias para provocar a experiência de compra com simuladores para experimentação do produto.

Site: www.decathlon.com.br

Mania de Flor

Inspirada no amor pela natureza, na beleza das flores e na importância da arte, nasceu no ano de 2007, a MANIA DE FLOR, uma boutique de flores idealizada nos altos padrões de qualidade e atendimento.

A empresa mania de Flor é focada em duas estratégias de mercado, com os seguintes canais de venda: e-commerce e o atendimento a eventos. O casal e ao mesmo tempo, sócios, Cristiane e Tiago criaram a empresa e pela dificuldade e alto custo dos aluguéis, optaram por ocupar um espaço do próprio terreno dos pais para montarem a sua empresa.

Atualmente, entre 40 a 50% das vendas da empresa são realizadas pela internet, com estratégia na administração da logística e na gestão do acompanhamento da venda. Estão investindo em melhorias no site para ampliar a interatividade com os clientes e criar mecanismos para vender mais para os seus clientes, da mesma forma, estão buscando nas mídias sociais a disseminação da marca junto aos clientes.

Cristiane dá sentido para cada produto, criando arranjos florais por temas, respeitando a sensibilidade e valorizando informações que geram maior segurança nos clientes.  Na área de Responsabilidade Social, estão investindo num projeto de Campanha de Solidariedade social do Hospital Erasto Gaertner.

Site: www.maniadeflor.com.br

oyful

A visita a empresa Joyful, que significa jovial, belo e jubiloso, foi m momento de valorização ao consumo consciente e ao respeito ao ambiente. A loja é um tem sua base na produção de roupas femininas desenvolvidas inteiramente dentro do conceito da sustentabilidade, prezando por 100% de utilização de produtos naturais.

O projeto arquitetônico de todo o ambiente foi desenvolvimento, também, dentro do conceito de sustentabilidade. O Piso, mobiliário, iluminação, decorações e acessórios da loja foram planejados e construídos utilizando materiais reciclados como, madeiras de obras, raízes, tecidos, fibras de bananeira, artes plásticas, iluminação além da utilização de cimento composto por 70% de subprodutos de fornos (detritos).

A Joyful apresenta um conceito do belo e “chiq”, centrado na sustentabilidade. A loja foi planejada durante dois anos, a partir da unidade industrial, prezando pelo desenvolvimento do “design”, matérias primas, tinturas naturais, formação dos fornecedores, envolvimento da cadeia produtiva, capacitação tecnológica e de gestão.

Site: www.joyfulsustentavel.com.br

Datamaker

Para o fechamento do dia de visitas a empresa escolhida para apresentar-se ao grupo participante foi a Datamaker.

A Datamaker é uma Empresa especializada em design comercial, institucional e promocional. Desde 1986 desenvolvendo projetos que criam e destacam a identidade visual de empresas e posicionamento da marca. A empresa tem a criatividade como característica principal no foco da empresa. Desenvolve trabalhos de criação de logomarca, adequação de ambientes, aplicação da logomarca dentro do espaço ou na criação da loja, padrão de uniformes, sacolas, banner, identidade da loja que comunique a essência da loja, tudo com criatividade, inovação e design. Apontada nos últimos 9 anos como uma das HOT TOPS pela Revista ABOUT, na relação que indica as melhores empresas de design do Brasil, apresenta como diferencial competitivo, a integração das 3 áreas que atua, Design de Ambientes, Design Gráfico e Design de Produto, desenvolvendo projetos conceituais intimamente ligados ao marketing de cada cliente.

Site: WWW.datamaker.com.br

Workshop de avaliação do aprendizado do dia

A última atividade do grupo, ao final do dia, foi realizar a avaliação das visitas, discutindo conceitos e as experiências que vivenciaram nos diferentes formatos de varejo de Curitiba, validando assim,  o aprendizado construído.

Em sua análise, o grupo de maneira geral, observou a importância da informação, do conhecimento e da inovação para o sucesso das atividades do varejo.

Dia 24 de agosto de 2010 – Experiências do último dia

FECOMÉRCIO e Paço Municipal

No início do segundo dia de visitação, a FECOMÉRCIO foi a primeira agenda do grupo. Na entidade, a recepção foi feita pelo Sr Paikan, e na sequência o Sr Darci Piana fez uma palestra valorizando o papel da FECOMÉRCIO e do SEBRAE no apoio ao varejo do Paraná. O Presidente fortaleceu o papel dessas instituições na dinâmica das empresas, ressaltando a importância e a contribuição para a formação e qualificação das pessoas e da gestão empresarial, destacando ainda, o importante papel dos Sindicatos como defensores dos interesses e parceiro estratégico.

Na continuidade da visita o grupo foi visitar o Paço Municipal, que passou por um processo de revitalização coordenado pela FECOMÉRCIO.

Nesse espaço o grupo pode perceber todas as mudanças executadas e o quanto a melhoria desse centro contribui na geração de novas oportunidades de negócios, lazer e cultura para a cidade de Curitiba.

Site: www.fecomerciopr.com.br

Família Farinha

Com a filosofia de fazer bem feito, com dedicação e carinho, os proprietários da Padaria Família Farinha valorizam a essência do negócio como uma legítima Padaria, onde todos os produtos de panificação e confeitaria são produzidos, seguindo os mais rigorosos processos de produção e qualidade, chegando atualmente à consolidação da marca Família Farinha. Agregam ao negócio, a cafeteria servindo lanches e massas, o empório com uma vasta lista de produtos nacionais e importados e uma seção especializada de queijos e embutidos.

A loja como um todo é um grande atrativo, desde o cuidado com a exposição de produtos, a comunicação visual, a qualidade e o atendimento ao cliente. Reconhecida pela Veja Curitiba como o melhor Pão em 2007, dentre outros prêmios já conquistados ao longo de sua história.

Com o conceito de que o que há de mais caro, a empresa já possui: que é o cliente, os empreendedores monitoram e acompanham diretamente o seu ponto de venda oferecendo um produto diferenciado, focado para a sua clientela.

Site :

Família Farinha

Com a filosofia de fazer bem feito, com dedicação e carinho, os proprietários da Padaria Família Farinha valorizam a essência do negócio como uma legítima Padaria, onde todos os produtos de panificação e confeitaria são produzidos, seguindo os mais rigorosos processos de produção e qualidade, chegando atualmente à consolidação da marca Família Farinha. Agregam ao negócio, a cafeteria servindo lanches e massas, o empório com uma vasta lista de produtos nacionais e importados e uma seção especializada de queijos e embutidos.

A loja como um todo é um grande atrativo, desde o cuidado com a exposição de produtos, a comunicação visual, a qualidade e o atendimento ao cliente. Reconhecida pela Veja Curitiba como o melhor Pão em 2007, dentre outros prêmios já conquistados ao longo de sua história.

Com o conceito de que o que há de mais caro, a empresa já possui: que é o cliente, os empreendedores monitoram e acompanham diretamente o seu ponto de venda oferecendo um produto diferenciado, focado para a sua clientela.

Site: www.familiafarinha.com.br

K F Carnes – K F Eventos – K F Grill

Aproximando-se do horário de almoço o grupo foi apresentado ao empreendedor Edson, da KF Boutique de Carnes. Rompendo com o paradigma do açougue tradicional, a KF Carnes inovou no setor de carnes elaborando e oferecendo produtos de alta qualidade, além de cortes exclusivos, prezando pelo design e apresentação de cada peça, dentro do conceito do visual merchandising, todos com um tempero especial, que é a especialidade e o diferencial da KF, além do que, oferece toda a linha de materiais para churrasco e sistema delivery. Habilidade, o atendimento personalizado e o prazer em assar e servir começou a chamar a atenção e, em pouco tempo um novo negócio estava nascendo a KF Eventos em 1990. Essa nova unidade passou a atuar com eficiente logística de atendimento de eventos, prezando pela qualidade e organização. A KF Carnes está sempre atenta às novidades tecnológicas, aprimoramento do aprendizado no setor e na qualidade dos produtos, buscando constantemente informação e especialização através de participação em feiras fora do País. Está no planejamento a prestação de assessoria para negócios nesse setor e está agregando uma escola especializada em cortes e assados.

Edson valoriza muito a equipe de trabalho e investe na sua capacitação, porque o mercado não oferece este tipo de competência.

Em seguida conhecemos a sua segunda empresa, a K F Eventos, onde a organização e a logística são o diferencial para atender aos eventos contratados.  Conforme a sua fala, ele avalia que precisa valorizar muito o Marketing gratuito quando entra na casa do seu cliente ou na empresa atendida, demonstrando para esse público qual é o seu negócio. Por fim, Edson ofereceu um almoço na K F Grill, churrascaria que alia a qualidade da K F Carnes com o atendimento da K F Eventos utilizando todo o seu conhecimento e a inovação que já são sua marca registrada.

Site: www.kfcarnes.com.br

Balaroti 

Para encerrar o roteiro de visitas, o grupo dirigiu-se para a empresa Balaroti, onde foi recebida pelo Sr Eduardo Balaroti.

A empresa Balaroti iniciou suas atividades em 1966 com uma pequena indústria de madeiras, no município de Sta. Tereza, no oeste do Paraná. Em 18 de julho de 1975, abriu um depósito de madeiras na vila Hauer em Curitiba e comércio de materiais de construção. em 1975, abriu sua primeira filial em Pinhais.

Atualmente possui 20 lojas, gerando 1500 colaboradores diretos e indiretos.   Maior revenda do estado e a 7ª do Brasil em materiais de construção. Durante 8 anos a marca mais lembrada pelo consumidor (Top Of Mide – 2001 a 2008). Ganhou o título de uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

A empresa realiza constantemente pesquisas com clientes e cliente oculto, nas próprias lojas, onde registra as ocorrências e faz a devolutiva para as gerências, para correções de deficiências. Estão desenvolvendo um sistema de CRM que mantém um relacionamento com clientes, onde identifica em que momento está a obra, onde o cliente está comprando seus materiais, da mesma forma com os mestres de obras e pintores para indicação aos clientes e para esses o encaminhamento de compra. A empresa oferece cursos gratuitos nas áreas técnica e uma festa de confraternização ao final do ano para 1000 parceiros. Na Unidade da Visconde de Guarapuava, foi instalada a Universidade Balarotti, onde acontecem treinamentos em todas as áreas de qualificação para a empresa e orientação técnica de fornecedores. Na área de RH, desenvolveu um sistema de distribuição dos resultados por desempenho das equipes.  A empresa formou duas equipes de serviços aos clientes, uma para instalação de materiais e outra para pequenos reparos em várias especialidades e faz a indicação, para os clientes, de profissionais que fizeram cursos na Universidade Balarotti.

Site: www.balaroti.com.br

Matéria Veiculada a Imprensa Estadual

 

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